Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/11/2009 10:28 - Marca própria dá salto de 23% na gôndola de redes do varejo

A quantidade de produtos com marcas próprias nas prateleiras das lojas de redes do varejo teve um salto de 23% neste ano - o que representa um total de 55.752 mercadorias que levam o nome da loja ou de marcas subsidiárias da empresa à disposição nos pontos-de-venda, como alternativa às marcas já consolidadas.

 

De acordo com o Estudo Anual do Instituto Nielsen de pesquisas, entidade que avalia o segmento, este ano 49% dos brasileiros já compraram itens de marca própria. Em 2009, a soma desses itens nos supermercados terá aumento de 7% no faturamento e ultrapassará os R$ 169,6 bilhões em vendas no setor, ante a receita de R$ 158,5 bilhões em vendas vista no ano passado.

 

Para Loredana Lacava, diretora da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), o crescimento mostra que a venda de produtos próprios foi fundamental para fortalecer o comércio no período de crise econômica. "Hoje este segmento corresponde a 7% do faturamento de redes que trabalham com marcas próprias", diz ela.

 

Para a diretora da Abmapro, as empresas têm investido em produtos vinculados ao seu nome para fidelizar o cliente. "Ele consegue mais proximidade com o comprador (shopper) que frequenta sua loja, além de oferecer preço até 25% mais baixo, o que possibilita ao lojista fazer promoções e, no caso de alimentos, traz sabores que não existem no portfólio das marcas tradicionais. Segundo Lacava, a procura pelas marcas próprias não se limita às gôndolas dos supermercados, apesar de eles serem os precursores desses produtos no Brasil. "Exemplo é a C&C , que no ano passado oferecia 800 itens de marca própria e agora já deve ter mais de 1.000 produtos com sua marca à disposição nas lojas."

 

Supermercados

 

De acordo com a Abmapro, as redes de supermercados Walmart, Pão de Açúcar, e Carrefour são as principais fornecedoras de produtos de marca própria no Brasil, com um mix de produtos variado, como alimentos, eletrônicos, bazar e linha têxtil. O Walmart Brasil investe na comercialização de 25 marcas próprias que somadas respondem por um mix com mais de 12.000 itens, entre alimentos e não-alimentos, como a linha de eletroeletrônicos e têxteis (moda feminina, masculina, infantil e de cama, mesa e banho).

 

Em julho a varejista lançou a linha de produtos saudáveis Sentir Bem, que oferece alimentos de naturais, ou de baixa caloria, a preços mais acessíveis aos clientes mais preocupados em consumir produtos saudáveis. "Com preço baixo, que é política da empresa, as classes C e D também terão acesso aos produtos da linha Sentir Bem", explica Julia Pettini, diretora de Marcas Próprias do Walmart Brasil.

 

Pão de Açúcar

 

No Grupo Pão de Açúcar a marca Taeq, lançada em 2006, responde por 21% das vendas de achocolatado light nas lojas da rede. No segmento de geléias orgânicas, a marca conta com 85% das vendas e no diet, com 40% das vendas. Na linha de barras light, a Taeq conta com mais de 75% e no arroz integral, em torno de 35%, fazendo da marca a líder do segmento dentro das lojas do Grupo Pão de Açúcar.

 

Em 2008, dentre os lançamentos da marca, dois produtos ganham destaque: os isotônicos, lançados em setembro e já com 12% das vendas da categoria, e o Mix de Cereais Light, com 24%.

 

Atacado

 

Na rede atacadista Roldão, a venda de mercadorias com o nome da empresa ou da marca Vale+ correspondem a 5% do faturamento da empresa, que já conta com 150 itens de marca própria em suas lojas. Até o fim da semana a empresa pretende aumentar a oferta de mercadorias com sua marca e lançar uma linha de batatas-palito congeladas.

 

"A venda de marcas próprias é um sucesso aqui no Roldão. Por mês, a empresa vende em torno de 250 toneladas de mozarela, e 60% delas são de mozarela de marca nossa", conta o Pedro Camargo, gerente de Marcas Próprias do Roldão.

 

No mês passado o Grupo Martins, outro líder no atacado do País, lançou uma linha de novos produtos com sua marca para alavancar as vendas de fim de ano. Hoje, o segmento perfaz 1,5% do faturamento do grupo, que oferece 800 itens, conta Rosangela Maria, gerente de Marcas Próprias da empresa.

 

No próximo ano a intenção do grupo é aumentar a quantidade de mercadorias com a marca da rede, conta a gerente: "A empresa está confiante na venda desses produtos".

 


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>