Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

09/11/2009 11:47 - Em remédio, campanha cara nem sempre é a mais eficaz

Você já teve a impressão de ouvir a frase "consulte seu médico" toda vez que liga a televisão? Há uma razão para isso. As companhias farmacêuticas gastam cerca de US$ 5 bilhões por ano nos Estados Unidos com anúncios implorando para que as pessoas consultem seus médicos se acharem que uma pílula sobre a qual leram a respeito ou viram na TV pode ajudá-las. Esses anúncios são tão penetrantes que pode-se imaginar que os telespectadores vão até os médicos já sabendo quais medicamentos eles querem. Mas uma nova pesquisa baseada nos registros de conversas em consultórios médicos sugere que a maioria dos pacientes não está pedindo os medicamentos pelos nomes. Ou que eles perguntam só sobre os efeitos colaterais que as farmacêuticas são obrigadas a incluir nos anúncios.

 

A empresa de pesquisas Verilogue registrou 12.500 conversas entre médicos e pacientes em 2008 e constatou que apenas 23 delas envolveram pedidos de medicamentos específicos. Segundo o novo estudo, que a Verilogue revelou com antecedência à "BusinessWeek", as campanhas publicitárias mais caras não estimularam mais consultas. A Eli Lilly gastou em 2008 US$ 179 milhões para promover o Cymbalta, medicamento contra a depressão, na campanha farmacêutica mais cara daquele ano, segundo a TNS Media Intelligence.

 

Mas o medicamento mais citado pelos pacientes foi o Boniva, para tratar a osteoporose, que a GlaxoSmithKline (GSK) e a Roche comercializaram em conjunto. A campanha do Boniva, com a atriz Sally Field - que conta satisfeita como o produto interrompeu e reverteu sua doença -, custou metade da campanha do Cymbalta.

 

A pesquisa da Verilogue será uma notícia preocupante para muitos do setor farmacêutico. Apesar da recessão, o setor continua investindo muito em anúncios diretos para o consumidor - e vem sendo criticado por isso. Os gastos com anúncios diretos de medicamentos caíram só 7% este ano, enquanto que os grupos varejistas cortaram seus anúncios em 18% e os gastos com propaganda de automóveis recuaram 31%.

 

Em 8 de outubro, o senador democrata Al Franken apresentou uma proposta de lei em que as farmacêuticas não mais poderão deduzir as despesas com marketing de seus impostos. "Essa legislação vai remover esses benefícios para que as companhias farmacêuticas possam se concentrar no desenvolvimento de novos medicamentos, e não em esquemas de marketing exagerados", disse o gabinete de Franken em comunicado.

 

As companhias também podem adotar a estratégia de promover medicamentos usando pacientes reais e famosos. Isso funcionou com o Boniva e a atriz Sally Field. Segundo a IMS Health, as receitas de medicamentos para a osteoporose cresceram 11% em 2008, e as vendas do Boniva aumentaram 25% para US$ 675,6 milhões. "A expressão que você ouve por todo lado é 'autenticidade'", disse Richard M. Gordon, professor da Ross School of Business da Universidade de Michigan. "As pessoas querem acreditar que a celebridade não faz aquilo só porque está ganhando uma pilha de dinheiro".
 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>