Geral
05/11/2009 12:31 - Walmart estuda vender remédios em loja na internet
Varejo: Na rede física, a multinacional já possui 260 drogarias e vai inaugurar mais 58 até o fim do ano
A experiência do Walmart com a venda de bens duráveis pela internet foi tão bem-sucedida no Brasil que a gigante americana já está de olho em mais um segmento do varejo on-line, a comercialização de medicamentos. Em entrevista ao Valor, o presidente do Walmart no Brasil, Hector Nuñez, afirmou que já começou a avaliar o lançamento de uma farmácia pontocom no país. O grupo seria a primeira grande cadeia de hipermercados a vender produtos farmacêuticos pela internet no Brasil.
As grandes varejistas - Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour - estão avançando a passos largos no varejo de medicamentos. O setor de farmácias, que ainda é dominado por pequenas lojas independentes, está passando por uma forte transformação no país desde a introdução do regime de substituição tributária e da nota fiscal eletrônica, o que permitiu ao governo intensificar a fiscalização sobre as empresas.
"O segmento de farmácias está entre as prioridades de investimento do Walmart no Brasil", afirmou Nuñez. O apetite pelo varejo farmacêutico é tão grande que serão abertas neste ano nada menos do que 100 drogarias, das quais 42 já foram inauguradas.
O ritmo de inaugurações no setor de farmácias é até mesmo mais acelerado do que a expansão prevista para os hipermercados e supermercados. Além de operar com marcas originais Walmart e Sam's Club, o grupo é dono no Brasil das redes Bompreço, Mercadorama, Nacional, BIG, Maxxi e Todo Dia.
O grupo está abrindo drogarias não só dentro dos novos hipermercados mas também nas unidades que já estão em operação. Atualmente, a varejista controla uma rede de 260 farmácias, o que a colocaria no topo do ranking do setor no país.
O Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar também estão avançando de forma rápida no varejo farmacêutico. O Carrefour já possui 141 drogarias, das quais 14 são em endereços independentes, de rua, e 14 funcionam em hipermercados do Atacadão. O Pão de Açúcar manifestou até mesmo o interesse comprar redes de farmácias para avançar no setor.
O varejo de medicamentos é um mercado conhecido para o Walmart nos Estados Unidos, onde o grupo possui uma agressiva política de preços. Lá, a rede vende medicamentos genéricos por US$ 4. O mesmo programa foi trazido para o Brasil, onde as farmácias do Walmart vendem, por R$ 9,90, uma lista de 500 medicamentos genéricos.
"Pesquisas apontam que 40% das pessoas no Brasil não terminam tratamentos de saúde porque não têm dinheiro para adquirir os remédios", afirma Nuñez. A varejista mantém, nas farmácias, um programa de educação sobre os medicamentos genéricos, enquanto tenta combater o uso de produtos similares nos pontos de venda.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria