Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

05/11/2009 12:29 - Promessa de abrir 90 unidades "será cumprida"

Até o fim do ano, Hector Nuñez, presidente do Walmart no Brasil, garante que terá cumprido a promessa feita pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de inaugurar 90 lojas no Brasil em 2009, entre supermercados e hipermercados.

 

Desse total, só a metade foi aberta até agora, o que significa que, ao longo do dois últimos meses, o executivo terá muito trabalho pela frente. "Abrimos por mês o número de unidades que, antes, inaugurávamos por ano no Brasil", afirmou o executivo. Só em outubro, foram inauguradas 12 lojas. Ao todo, o Walmart possui hoje 445 lojas espalhadas de Norte a Sul do país. Mas esse número muda praticamente a cada semana.

 

Os investimentos para 2010 serão anunciados ainda este mês pelo Walmart. " Já fizemos nosso orçamento. E ele é muito bom", disse Nuñez, sugerindo que a multinacional pretende reforçar sua presença no mercado brasileiro.

 

O executivo não comentou as informações de que o Walmart teria conversado com o Carrefour sobre uma possível aquisição dos negócios da rede francesa na América Latina. Nuñez, porém, deixa clara a importância estratégica do país nos planos mundiais do Walmart. O Brasil, diz, é um mercado de "alta relevância para o grupo".

 

Segundo uma fonte, desde que o Carrefour enviou um fato relevante à bolsa de Paris em que negou haver o interesse em vender os negócios no Brasil, passaram a ser mínimas as chances de que isso venha a acontecer. (CF)
 


Rede vai testar venda pela TV paga

 

O Walmart vai testar no Brasil a venda de produtos pela TV, algo que não faz nem nos Estados Unidos. No fim do ano, a varejista vai comprar espaços publicitários de um minuto em canais de TV por assinatura. Mas, em vez de anúncios, a rede fará a venda por telefone de alguns itens, no mesmo estilo da Polishop.

 

O Brasil tem se mostrado um fértil campo de experiências para o Walmart. A loja pontocom do grupo no país superou com folga todas as expectativas da multinacional, que só vendia, até então, bens duráveis pela internet nos Estados Unidos e Reino Unido.

 

Lançado há um ano, o site do Walmart já está as cinco maiores operações brasileiras de varejo on-line. A pontocom, que recebia menos de 50 mil visitações diárias nos primeiros meses, já atinge hoje 200 mil acessos por dia e possui 1 milhão de clientes cadastrados como "opt-in" - aqueles que aceitam receber propaganda por e-mail.

 

A entrada da multinacional americana tornou a concorrência mais difícil na internet. Segundo analistas, sempre é a líder do setor que costuma sentir mais a chegada de novos competidores. Além do Walmart, a Casas Bahia também lançou seu site neste ano, enquanto o Carrefour vai criar a sua pontocom no início de 2009.

 

No Brasil, a líder inconteste na internet é a B2W - com a pontocom da Americanas e o site Submarino, a empresa detém sozinha mais de 50% do comércio on-line.

 

Estima-se no setor que o Walmart já tenha abocanhado entre 5% e 6% do varejo on-line, participação que nem a varejista esperava. "Estamos dois anos à frente de nosso planejamento inicial ", afirma Hector Nuñez, presidente do Wal-Mart no Brasil. A expectativa era que a operação de internet, na qual foram investidos R$ 30 milhões, só atingisse seu equilíbrio financeiro em 2012. "Mas, diante dos resultados, pretendemos alcança-lo já em 2012", diz Nuñez.

 

A varejista promete aquecer a disputa na internet. O site começará a vender livros e pretende deflagrar uma guerra de preços nesse segmento. Nos EUA, a Amazon e o Walmart já se digladiam nesse mercado - ambas estão vendendo o novo livro de John Grisham, "Ford County", por US$ 9.

 

No Brasil, o Walmart vende atualmente 11 categorias de produtos pelo site, segmento em que os carros-chefe são os televisores de LCD, equipamentos de informática e eletrodomésticos de linha branca (refrigeradores, fogões e lavadoras). Até o fim deste ano, serão agregadas à pontocom seis novas categorias. No mês passado, a empresa abriu ainda um segundo depósito para dar suporte às vendas de Natal, quando se espera um crescimento de 20% a 30% na base de clientes on-line.

 

Nuñez atribui o sucesso na internet a uma combinação de fatores. Boa parte dos consumidores on-line, que são mais bem informados, já conhece a marca Walmart, o que certamente ajudou a empresa. A varejista também buscou ser agressiva tanto nos preço como nas condições de pagamento. "Somos um site de preço baixo todo dia", diz Nuñez, referindo-se a um dos mantras do grupo.

 

Além de ter uma equipe dedicada a pesquisar os preços dos concorrentes, o Walmart investe em ferramentas de busca, como o Buscapé, para estar sempre na lista dos menores preços. A pontocom também aceita que o cliente pague a mesma compra com dois cartões diferentes.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>