Geral
27/10/2009 12:44 - Nova parceria busca impulsionar vendas de orgânicos no país
Dois conhecedores de peso do mercado de alimentos orgânicos no Brasil decidiram juntar seus conhecimentos para impulsionar as vendas do segmento no mercado interno. Paulo Vilela, fundador e ex-diretor comercial da Cia Orgânica, de café, e Pierre Landolt, proprietário da Fazenda Tamanduá, lançam a empresa Bio Gourmet, de caráter multimarcas e que terá como diferencial o modelo de negócio - vendas diretas em quiosques em centros comerciais. O anúncio será feito amanhã, na abertura da Biofach América Latina, a maior feira de produtos orgânicos do continente, em São Paulo.
O primeiro ponto de venda será no Shopping Nações Unidas, na capital paulista, e a expectativa é de abrir três outros quiosques deverão até meados do ano que vem. Além disso, a Bio Gourmet estuda a criação de uma loja na internet para o atendimento on-line dos consumidores interessados nos produtos.
"Serão produtos de primeira linha, que não se encontra em supermercados", afirmou Vilela, que vendeu no ano passado a sua participação societária na Cia Orgânica para trabalhar como consultor de empresas do setor. A Cia Orgânica é administrada hoje por Thiago Fontoura.
A linha de frente da nova marca serão os produtos produzidos na Fazenda Tamanduá, no interior da Paraíba: arroz vermelho, queijos e mel. Mas o portfólio contará com produtos de outras marcas, incluindo vinhos e azeites (alguns importados), geleias, barras de cereais e cosméticos. "A intenção é ter 70% de mix fixo e 30% para o pequeno produtor que não consegue passar pela peneira duríssima de um supermercado", diz Vilela. Segundo ele, os primeiros meses servirão para entender o gosto do consumidor para eventuais ajustes.
Com um investimento inicial de R$ 150 mil, a nova marca já começa a chamar a atenção de outros Estados, diz o executivo. "Já tem gente pedindo para franquear em Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará," diz ele. "Mas ainda precisamos realizar o sucesso para depois partir para isso".
A grande vantagem desse novo modelo de negócio seria facilitar a chegada dos produtos produzidos no país de forma orgânica - que não levam agrotóxicos - e biodinâmica - que preconiza o bem-estar e olha a propriedade como um organismo vivo.
Para a Fazenda Tamanduá será também especialmente interessante: uma forma de garantir acesso ao público interno. Criada há pouco mais de 30 anos, a propriedade converteu-se à produção certificada biodinâmica de olho no exigente (e endinheirado) mercado europeu. A produção de queijos Saint Paulin e Reblochon, de origem europeia, ainda encontra acesso limitado à Paraíba. Ganhar o Sudeste seria fundamental para crescer.
Segundo Vilela, os produtos virão da Paraíba por avião. "Na medida em que tivermos escala, vamos procurar meios mais baratos para escoar". Se der certo, a Bio Gourmet iniciará a comercialização de produtos frescos nos quiosques no ano que vem (peixes, frutas e legumes).
A expectativa de Vilela é de que, facilitando a venda desses produtos, o portfólio nacional de orgânicos e biodinâmicos seja fomentado. Segundo estimativas do governo, o setor movimenta R$ 500 milhões por ano e envolve 15 mil produtores no Brasil, com uma área de cultivo da ordem de 800 mil hectares - excluindo o extrativismo, que eleva a estimativa para 5 milhões de hectares. O mercado internacional absorve 70% da produção brasileira.
Os produtores enxergam o orgânico como uma forma de agregar valor, em um setor esmagado pelas baixas margens e pela a necessidade de grande produção.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria