Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

19/10/2009 13:30 - Recessão global muda planos do Carrefour

O comunicado da Carrefour de que vai bater retirada da Rússia poucos meses depois de ter aberto sua primeira loja no país, sugere uma abordagem mais impiedosa para recuperar as margens da varejista francesa.

 

A recessão global brecou o Carrefour. As vendas caíram 0,7%, para 70,2 bilhões de euros (US$ 104,56 bilhões) em nove meses até o fim de setembro. Em mercados fora da Europa Ocidental que eram vibrantes até pouco tempo atrás, o crescimento do Carrefour caiu pela metade, para 8,3% este ano comparado com o ano passado. Em 2007 o crescimento foi 30%. Mesmo antes da recessão o Carrefour estava tendo trabalho para melhorar vendas e margens de lucro na França, que responde por 43% da receita. A diretoria já avisou que o Carrefour pode acabar tendo só metade do lucro que havia previsto para 2009.

 

Construir uma empresa do zero num mercado de varejo tão competitivo como a Rússia em recessão parece um mau uso do dinheiro de acionistas. Argentina, Tailândia e Vietnã são outros países onde o Carrefour pode achar melhor vender do que continuar a investir. O diretor-presidente Lars Olofsson continua comprometido com Brasil e China, que respondem por 14% das vendas, e Índia, onde o Carrefour é um novato. Mas lá, ao contrário da Rússia, nenhum varejista ocidental tem mais do que um pé no mercado.

 

O desafio de Olofsson é aplicar com esperteza o superávit de caixa do Carrefour, presumindo que ele cumprirá a promessa de economizar 4,5 bilhões em custos até 2012. Muito está sendo investido em melhorar a reputação barateira do Carrefour na França, onde rivais que oferecem preços menores têm roubado mercado. Mas um grande replanejamento da abordagem do Carrefour para varejo de itens não-alimentares está na mesa, dada a predominância de revendedores de roupas e eletrônicos, muitos com grande presença na internet, onde o Carrefour é fraco.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>