Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/10/2009 10:01 - Hypermarcas compra Olla e Jontex e fica com 45% do mercado de preservativos

Lílian Cunha e Daniele Madureira, de São Paulo

 

A Hypermarcas anunciou ontem mais duas aquisições: a marca de preservativos Jontex, que pertencia à Johnson & Johnson, por US$ 101 milhões, e, por US$ 120 milhões, a Indústria Nacional de Artefatos de Látex (Inal), dona da Olla, Lovetex, Microtex, entre outras marcas. "Vamos reativar o mercado de camisinhas", afirmou Claudio Bergamo, presidente da Hypermarcas.

 

Com a operação, segundo ele, ainda sobram R$ 500 milhões no caixa da empresa, que no primeiro semestre arrecadou R$ 543 milhões por meio de uma oferta de ações. A Jontex, de acordo com o executivo, foi comprada à vista, enquanto 60% do pagamento da Inal foi financiado em cinco anos. Segundo estimativas de mercado, as vendas da Inal somam R$ 50 milhões ao ano e as da Jontex, R$ 70 milhões.

 

Com o controle das duas fabricantes (o negócio inclui o parque fabril da Inal e o maquinário da fábrica da J&J em São José dos Campos), a Hypermarcas passa a ter 45% das vendas de camisinhas no país. "Apesar de o brasileiro fazer muito sexo, o consumo per capita de preservativos ainda é muito baixo", afirma Bergamo. Segundo números coletados pela empresa, no Brasil o consumo por pessoa é de 1,7 preservativo ao ano. "No Japão, são 10, na Grécia chega a 8 e nos Estados Unidos são 4,5", acrescenta Bergamo. "Vamos voltar a investir forte em propaganda para aquecer o consumo", declarou ele.

 

Há anos a Johnson & Johnson não investia em publicidade ou diversificação do produto, uma vez que os preservativos estavam fora do foco de negócios da multinacional. O Brasil era o único país em que a americana fabricava e comercializava camisinhas.

 

"Para a J&J foi um ótimo negócio", diz Marcelo Hahn, presidente da Blausiegel, farmacêutica dona da concorrente Preserv, detentora de 13% do mercado em volume. "A Hypermarcas não tem a mesma força de vendas da J&J. O mercado deve encolher, principalmente nos supermercados", analisa. Segundo Hahn, a J&J dava preservativos aos varejistas como desconto na compra de sua linha de produtos infantis. Bergamo não concorda. "Temos boa entrada no canal autosserviço com nossa linha de alimentos. Queremos elevar a participação desse canal", diz. Hoje, 75% das vendas vêm das farmácias e 25% de supermercados.

 

As vendas anuais de camisinhas no país são de R$ 329 milhões. O maior fornecedor, porém, é o governo federal, que no último ano distribuiu gratuitamente 406 milhões de unidades, o equivalente a 60% da oferta à população. A Hypermarcas, diz Bergamo, não planeja fabricar para o governo. Segundo ele, a empresa ainda poderá fazer aquisições em 2009.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>