Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/09/2009 12:02 - Pequenos mercados viram sinônimo de bom negócio

Elevação do poder de compra transforma periferia em nicho cobiçado de consumo. Disputa entre grandes redes e microempresários favorece clientes

 

O aumento do poder compra da população brasileira está levando gente como Elias Novaes a uma batalha diária ao estilo da que Davi travou contra Golias. Eleégerente doMini Sodré, um entre os mais de 3 mil mercadinhos em atividade em Salvador e um dos muitos que atendem o populoso bairro de São Cristóvão.

 

As grandes redes descobriram o poder da periferia e os tradicionais mercadinhos têm tido que se desdobrar para sobreviver a uma concorrência pesada – e cada vez mais próxima – dos gigantes.

 

A intençãodos grandesempreendimentos é ampliar a participação nos R$ 26 bilhões que os supermercados movimentam por ano, gerando R$ 346 milhões em salários, de acordo com a Pesquisa Anual do Comércio.

 

Embora os dados oficiais não detalhem a importância dos pequenos, a participação das microempresas na geração de empregos ajuda a mensurar a relevância dos mercados de vizinhança para a economia local. As micro foram as responsáveis por 28,88 mil dos 32.9 mil postos gerados na Bahia em 2009, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado (SEI).

 

Além disso, um levantamento feito pelo presidente da rede Mix Bahia Josué Teles, sobre a importância dos estabelecimentos menores, apontou que os mais de 3 mil empreendimentos em atividade em Salvador faturam entre R$ 200 mil e R$ 900 mil por ano e geram 90 mil empregos.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o crescimento do setor está voltado ao atendimento das necessidades das classes C, D e E. De acordo com a entidade, os gêneros alimentícios de primeira necessidade e produtos de higiene pessoal e limpeza têm sido bastante procurados. Conforme a associação do setor, a área de mercearia, que inclui produtos alimentícios, aumentou a participação nas vendas de 32,6% para 38,7%.

 

Carona para casa Para fazer frente à diferença de poder econômico nas negociações de preços e prazos com fornecedores, os pequenos apelam para o atendimento e estratégias de distribuição.

 

Quem compra em mercadinho recebe as compras empacotadas, com direito a carona para casa. Outro diferencial é a proximidade de casa. Para a dona de casa Eliete de Souza, apesar da pouca variedade, estar perto de casa é um diferencial. “É bom só porque nãogosto de ir longe para fazer compras”, disse. O pequeno varejista procura usar bem as poucas armas que tem. O grande não oferece empacotador? No bairro tem. O atendimento é personalizado e ele chega a indicar pessoalmente aos clientes os produtos que estão em promoção. O fiado é que anda em desuso. Não só no Mine Sodré, em São Cristóvão. Quem ainda oferece, pede sigilo.

 


Veículo: A Tarde - BA

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>