Geral
17/09/2009 11:48 - Casas Bahia dá 50% de desconto para devedor
A Casas Bahia, maior rede do varejo de móveis e eletroeletrônicos, iniciou esta semana uma campanha de reabilitação de crédito para mais de 1 milhão de clientes inadimplentes, com 180 dias em atraso - pouco mais de 3% da carteira de clientes, que soma 31 milhões. O plano de reabilitação da companhia oferece desconto de 50% do valor total da dívida, isenção das taxas de juros, e parcelamento do saldo restante.
Segundo comunicado da empresa, o objetivo "é dar uma oportunidade aos clientes que não conseguiram honrar seus compromissos financeiros diante das dificuldades econômicas vividas pelo país no primeiro semestre deste ano, provocadas pela crise mundial".
Ainda de acordo com o comunicado, a adesão à iniciativa tem sido bastante positiva, registrando uma média diária de cinco mil renegociações. A expectativa da empresa é reabilitar o crédito de 20% do total de clientes inadimplentes até janeiro de 2010, quando se encerrará a campanha.
Em maio passado, a Casas Bahia foi uma das primeiras redes de varejo a buscar alternativas para se proteger da inadimplência, restringindo a oferta de crédito e ampliando o prazo para pagamento. Na época, a empresa divulgou a meta de fechar o ano com um nível de inadimplência de 9% a 10%.
Em entrevista ao DCI, Paulo Santos, diretor de Crédito e Cobranças, revelou as estratégias adotadas, então, para reduzir o endividamento dos clientes. "O cliente pagava seu carnê no fundo da loja. O vendedor era avisado e induzia o cliente a fazer mais compras", explicou Santos. "Agora temos de dar o crédito de forma sadia, sem perder o ponto de equilíbrio", disse . Outra mudança na rede foi a forma de pagamento. Antes da crise, cerca de 90% das vendas eram com carnê, sendo substituído pelo cartão de crédito.
Além disso, as estratégias de concessão de crédito e promoções são avaliadas por região do país, levando-se em conta as taxas de desemprego nas praças em que a rede está presente.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria