Geral
14/09/2009 13:36 - Bem traçadas linhas
A reação não é de surpresa. "Mas vocês já não tinham canetas?" A estreia em agosto da Tilibra no segmento de instrumentos de escrita e "derivados" - canetas, lápis, marca texto, corretivo, borracha e apontador- se deu sem alarde. "Tilibra é uma marca consolidada em materiais de escritório e escolar, então lançar canetas e lápis pareceu a estratégia mais natural, um dado de realidade", explica Rubens Passos, presidente da empresa. A Tilibra acredita que seu novo segmento de atuação tenha o mesmo tamanho do mercado de caderno no qual é líder, em torno de R$ 1 bilhão. " E queremos ter 10% deste total em até três anos."
Ainda que pareça óbvio, não será fácil sair assinando Tilibra pelas folhas em branco no país. "Sabemos da dificuldade de entrar numa área em que a Bic é líder em canetas, a Faber em lápis e a Pilot em marca-texto. Mas nossa linha é muito atraente e já tivemos uma ótima aceitação com nossa base de 8 mil clientes." Os produtos são descartáveis e variam entre R$ 1 e R$ 3 no caso das canetas. Parte dos produtos são feitos na Ásia e parte terceirizada no Brasil. "Só apostamos nos itens bestsellers. " Comprada pela americana MeadWestvaco, em 2004, a unidade brasileira é a primeira a entrar no segmento de escrita, entre os mais de 100 países em que a matriz colocou sua bandeira.
Este ano a empresa repetiu no primeiro semestre o mesmo desempenho do período em 2008. "Não sentimos a crise , tanto que resolvemos investir e consolidar novos negócios." A empresa fechou a compra em agosto da Grafon's, fabricante de cartões de expressões sociais de São Paulo. " Eles estavam há 21 anos no mercado, tinham o licenciamento da Betty Boop e estavam se fortalecendo em agendas", explica Passos. O mercado de cartões, diz ele, não deve ultrapassar 10% do de cadernos. "Mas queríamos atuar neste nicho." A Grafon's continua com sua operação e marca e poderá até usar o parque fabril da Tilibra. "Eles tinham um gargalo para a fabricação de agendas e vão poder usar nossa estrutura."
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria