Geral
14/09/2009 13:31 - Cadbury ataca proposta de aquisição da Kraft
A britânica Cadbury reforçou sua defesa contra uma proposta de tomada de controle feita pela companhia americana de alimentos Kraft, ao divulgar uma carta na qual descreve o grupo dos Estados Unidos como um "conglomerado de crescimento lento".
No fim de semana, a Cadbury tornou pública uma carta enviada pelo presidente do conselho da empresa, Roger Carr, à principal executiva da Kraft, Irene Rosenfeld, defendendo sua decisão de rejeitar a proposta de US$ 16 bilhões. A companhia disse ter publicado a carta para dar mais detalhes dos motivos que a levaram a rejeitar a proposta, já que até então só tinha divulgado uma breve declaração depois de a oferta se tornar pública, uma semana atrás.
Carr afirmou que a empresa americana tinha um negócio "menos focado" que o modelo da Cadbury, baseado exclusivamente em doces, e argumentou que a Cadbury tem uma posição "única" no mercado global de doces devido a sua força em mercados desenvolvidos e emergentes. Segundo Carr, a proposta da Kraft era de um "preço duvidoso" para os acionistas da Cadbury devido à queda das ações da empresa americana desde que ela divulgou sua proposta de aquisição, no dia 7 de setembro.
As ações da Kraft caíram 7%, para US$ 26,10, desde terça-feira, quando os mercados americanos reabriram depois um fim de semana prolongado.
A Kraft afirmou que não vai responder diretamente à carta da Cadbury. "Não vamos entrar em um jogo de pingue-pongue", disse uma pessoa próxima à empresa.
Analistas disseram que a carta de Carr é um sinal enviado para Irene Rosenfeld, de que ela precisa aumentar sua oferta. "Essa carta mostra claramente que a Cadbury está assumindo uma postura mais ativa para responder às inúmeras e agressivas declarações feitas pela Kraft na semana passada", disse o analista Andrew Wood, da Bernstein Research.
A Kraft publicou comparações entre sua oferta pela Cadbury e a aquisição de US$ 23 bilhões da Wrigley pela Mars no ano passado. O grupo americano disse que não precisava pagar um múltiplo de lajida (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 19,5 vezes porque atualmente o mercado está menos comprador.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria