Geral
04/09/2009 10:24 - Venda de brinquedo vai crescer 11%, diz Abrinq
Os fabricantes de brinquedos estão otimistas para o segundo semestre. A expectativa da Abrinq (associação dos fabricantes) é que as vendas para o Dia da Criança e para o Natal sejam 11% maiores neste ano do que no ano passado. Em 2008, o crescimento das vendas no período foi de 6%.
Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, o Dia da Criança responde por 35% das vendas de brinquedos no ano. E o Natal, outros 30%. "Um crescimento desses nessa época do ano traz um cenário maravilhoso. A crise é um assunto encerrado neste setor", afirma Costa.
A recuperação da economia em geral, especialmente do varejo, é o principal motivo para o otimismo do setor. O dólar alto no primeiro semestre foi outro ponto a favor dos fabricantes de brinquedos nacionais.
"No momento em que os varejistas fizeram os pedidos de brinquedos para a indústria o câmbio não estava favorável à importação", diz Costa.
Para alavancar as vendas neste ano, os fabricantes de brinquedos apostaram nos lançamentos. A expectativa da Abrinq é que cheguem ao mercado brasileiro 600 modelos novos neste ano.
"As lojas estão entupidas de novidades. E as marcas vão disparar anúncios na televisão para atrair as crianças", diz Costa.
A fabricante de brinquedos Estrela, por exemplo, vai colocar 180 novos produtos no mercado brasileiro neste ano.
O presidente da Estrela, Carlos Tilkian, não quis arriscar uma projeção de vendas, mas afirmou que a expectativa da Abrinq, de crescimento de 11%, é "completamente factível".
A empresa passou a praticar uma política comercial mais agressiva durante a crise e conseguiu expansão de 20% na receita do primeiro semestre.
O bom desempenho estimulou a empresa a investir na construção de sua terceira fábrica no Brasil, em Sergipe. A previsão é que a unidade entre em operação em 2010.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria