Geral
03/09/2009 12:18 - Bertin, Nestlé e Castelo dão prioridade para "food service"
Apesar do baixo dinamismo do mercado de comida fora do lar no primeiro semestre deste ano em decorrência da crise mundial, indústrias brasileiras de alimentos crescem e traçam estratégias de expansão para esse mercado, também chamado de food service. Empresas como Bertin Alimentos, Castelo Alimentos - controlada pelo Grupo Cereser - e Nestlé veem tal setor como uma área estratégica para conquistarem taxas de crescimento mais significativas. A Bertin Alimentos apresentou crescimento 39% no faturamento proveniente das vendas de produtos desenvolvidos para o mercado interno de food service no primeiro semestre, em relação a igual etapa de 2008. As vendas totalizaram R$ 820 milhões, dos quais R$ R$ 565 milhões são provenientes da linha de carnes e R$ 265 milhões da área de lácteos.
A empresa trabalha para atingir taxa de crescimento anual de 25% nos próximos anos nesse mercado, contra aumento de 17% entre 2008 e 2007. Ao explicar o crescimento da receita do setor em um momento de retração do consumo mundial, o diretor de Food Service da empresa, Ronan Toniolo, disse que a Bertin encara o setor de comida fora do lar "como uma área estratégica". Ele disse que a empresa, considera pioneira em tal segmento, quer se tornar uma referência nacional nesse mercado nos próximos dois anos. Hoje o Grupo Vigor Indústria de Alimentos lidera no segmento. Toniolo informou que tal setor já responde por 26% da receita total do Grupo Bertin. "Temos planos de crescer 25% em média ao ano (nos próximos anos)", disse ao responder que em 2008 o faturamento do setor de food service da Bertin cresceu 17% sobre 2007.
A empresa já oferece, exclusivamente, carnes semi-elaboradas e prontas para as grandes redes de fast food. Tais como, Giraffas, Burguer King, Habib's; e produtos lácteos à rede de Hotéis Accor. A empresa pretende aumentar os chamados "contas-chaves" que já somam 12 mil no total.
Controlada pelo Grupo Cereser, a Castelo Alimentos, líder nacional na fabricação de vinagres, também aposta no mercado de food service para alavancar a receita do grupo. Hoje o food service responde por 3% do faturamento da empresa, cifra estimada em R$ 52 milhões. "Pretendemos atingir no canal food service um objetivo de cerca de 10% do total faturado pela companhia ao longo dos próximos cinco anos", informaram a gerente comercial para o mercado de food service e vendas institucionais, Gésica Cereser Leopardi, e a operadora da mesma área, Márcia Pires. As linhas de vinagres e também de molhos para saladas são os carros-chefes das vendas da área .
Sem se aprofundar nas informações, a Nestlé "Professional" avisa que o mercado de comida fora do lar "está entre os segmentos prioritários de crescimento para o Grupo Nestlé, que no Brasil é presidido por Ivan Zurita. A companhia diz se tratar de um mercado "reconhecidamente em franca expansão mundial".
Crise
Diante dos efeitos da crise mundial, o mercado nacional de food service deverá crescer menos da metade este ano em relação a 2008. Especializada neste segmento, a ECD Consultoria prevê crescimento entre 2,5% e 3% para o setor, contra um avanço superior a 15% no ano passado. O pior momento para o mercado este ano aconteceu no primeiro semestre.
Especialistas afirmam que os restaurantes sofisticados perderam clientes para os mais populares, taais como, Bob's, Mc Donald's e Habib's, padarias e restaurantes menores. O diretor da ECD, Enzo Donna, acredita que o ticket médio diário superior a R$ 40,00 destinado a comida fora do lar caiu entre 3% e 4% no primeiro semestre. Enquanto que os gastos de até R$ 15,00 cresceram 8% em igual período.
"Com certeza houve uma migração do público com gasto superior a quarenta reais para os de valores mais baixos", concordou o executivo. Por conta da crise, o consumidor decidiu economizar e trocou as refeições mais sofisticadas por sanduíches, salgados e passaram a acessar restaurantes que fornecem "comida por quilo".O segmento deverá manter a tendência dos últimos seis anos quando cresceu três vezes acima do PIB.
Veículo: DCI

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