Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

02/09/2009 14:33 - Fabricantes iniciam ofensiva do Blu-ray

Estratégia: Sucessor do DVD, equipamento ganha produção local da Sony, Samsung, LG, Philips e Panasonic


 
Considerado o sucessor do DVD, o Blu-ray - formato de mídia em alta definição - ainda está longe de ser popular. Mas se depender dos planos traçados por alguns dos principais fabricantes de produtos eletrônicos do país, pode ser que desta vez a novidade entre definitivamente no cardápio de opções de entretenimento do consumidor brasileiro.

 

Pelo menos cinco grandes companhias têm planos para produzir no Brasil os equipamentos que reproduzem os discos em Blu-ray. A Samsung foi uma das primeiras a trazer para sua fábrica, em Manaus, a produção desses aparelhos. Na semana passada, foi a vez da Sony anunciar seu modelo fabricado no país. Conforme apurou o Valor, grandes concorrentes como LG Electronics, Philips e Panasonic também ajustam os últimos detalhes de suas operações na Zona Franca de Manaus para ligar as linhas de produção de tocadores de Blu-ray. As companhias apertam o passo para fazer com que os equipamentos cheguem às prateleiras antes do Natal.

 

As metas são ambiciosas. Somados, as projeções das cinco companhias são de fabricar 390 mil equipamentos nos primeiros 12 meses de atividade, com faturamento total estimado de R$ 315 milhões. No segundo ano de atividade, a produção das cinco empresas poderá chegar a mais de 610 mil equipamentos, com faturamento de R$ 500,8 milhões. No terceiro ano, a produção atingiria o volume de 976,4 mil equipamentos e a receita ultrapassaria os R$ 780 milhões.

 

Para levar os planos adiante, as companhias pretendem investir mais de R$ 156 milhões no primeiro ano de operação. Esse o é valor conjunto dos investimentos. Nos dois anos seguinte, o montante sobe para R$ 218 milhões e R$ 320 milhões.

 

Um dos pontos que está estimulando as empresas é a queda contínua do preço dos equipamentos, considerado um dos maiores inibidores do consumo dessas máquinas. A Samsung, que em janeiro do ano passado vendia um equipamento a R$ 3.699, oferecia, no mês passado, um modelo mais avançado a R$ 1.299. "Hoje, esse produto custa R$ 999 e a tendência é de que caia mais", diz Henrique de Freitas, gerente de vendas e marketing de produtos da Samsung.

 

A expectativa é compartilhada pelas demais fabricantes. "Com a fabricação no país, vamos ter um preço ainda mais competitivo", diz Raquel Martins, gerente de produto de áudio e vídeo da LG Electronics. Dona das metas de vendas mais agressivas, a LG deve iniciar sua produção de Blu-ray nas próximas semanas. O plano é fabricar 226,5 mil unidades, em diferentes versões.

 

Ao lado da queda do preço, outro fator que tem animado os fabricantes é o aumento do número de filmes disponíveis no formato Blu-ray. É uma questão do tipo "o ovo e a galinha". Sem os equipamentos não dá para ver os filmes, mas sem os filmes não adianta comprar o equipamento. O temor inicial era de que, sem uma oferta consistente de títulos, os consumidores não vissem vantagem em aderir ao sistema. Ou que os primeiros consumidores ficassem decepcionados, o que funcionaria como propaganda negativa.

 

Agora, porém, as coisas estão mudando. Em junho, a Blockbuster anunciou ter um acervo de 1,5 mil títulos em Blu-ray. Segundo a empresa, trata-se da maior coletânea da América Latina.

 

O crescimento das vendas de TVs mais modernas é outro estímulo. Estimativas do setor indicam a venda de 2,2 milhões de aparelhos com tela de cristal líquido (LCD) em 2008. Neste ano, a projeção é chegar a 3,5 milhões de unidades. "Antes, o usuário não comprava um tocador de Blu-ray simplesmente porque não tinha onde ver seus filmes em alta resolução", diz Luiz Pirolo, gerente de marketing de áudio, vídeo e multimídia da Philips. "Hoje esse mercado já existe."

 

Não há dados precisos sobre o mercado brasileiro de Blu-ray, mas o potencial é mais do que suficiente, diz Fernando Schneider, gerente de marketing da linha Bravia Theater, da Sony. "Não dava para adiar mais um ano a entrada nesse mercado. Agora é a hora."

 

O Blu-ray está ganhando escala no mundo. Nos Estados Unidos, representou 30% dos tocadores de mídia vendidos em junho. As projeções do setor são de que as receitas com Blu-ray nos EUA vão ultrapassar US$ 1,2 bilhão neste ano, com a venda de 6 milhões de equipamentos, 112% a mais que em 2008.

 

No Brasil, o volume ainda é incipiente. Entre as companhias do setor, o que se especula é que neste ano o consumidor comprará cerca de 100 mil unidades desses equipamentos. A maior parcela da população, no entanto, ainda vai preferir gastar menos de R$ 200 por um tradicional tocador de DVD.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>