Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/08/2009 12:07 - Grupo francês esperava queda no Brasil

"Prevíamos que a crise pudesse provocar uma queda em nosso faturamento no Brasil, mas isso não ocorreu. Registramos aumento nas vendas de mais de 10% há vários trimestres. O Brasil é um mercado promissor para a distribuição de alimentos", disse ao Valor o CEO do grupo francês Casino, Jean-Charles Naouri.

 

Os consumidores dos mercados emergentes, como o Brasil, não apenas compraram mais do que os dos países ricos nesse período de crise. Há algumas diferenças de comportamento, em relação a utilização de marcas próprias e compras nos hipermercados. "Nos países emergentes, as marcas nacionais mantêm uma imagem que tranquiliza o consumidor, principalmente os da classe D que passam à classe C, que não compravam antes em redes de lojas. À medida que o consumidor se torna mais sofisticado, ele percebe que a marca própria tem a mesma qualidade da marca nacional", diz Naouri. "Progressivamente, o consumidor passa a comprar marcas próprias. Mas isso leva alguns anos. O Brasil passa por isso atualmente. Vemos o fortalecimento das marcas próprias no Brasil, que estão em plena evolução."

 

Mas este mercado no Brasil, diz ele, ainda não atingiu os mesmos níveis da Alemanha, da Inglaterra e da França, onde o volume dos produtos de marca própria ultrapassou 50% das vendas totais. "No Brasil, isso irá se acelerar. Mas não devemos nos precipitar, forçar as coisas. Devemos ir mais lentamente no Brasil e na Colômbia em relação às marcas próprias", diz Naouri, ressaltando que o Grupo Pão de Açúcar vem desenvolvendo esse setor. Ele também observa, com um certo humor, que a marca Casino é vista como uma marca premium no Brasil por ser francesa.

 

Enquanto o grupo Casino reduz o tamanho de seus hipermercados na França, no Brasil esse modelo tem uma posição forte. "No Brasil temos uma estratégia clássica de hipermercado: redução de preços e dos custos. É o modelo que foi praticado na França há 30 anos". (DF)

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>