Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/08/2009 12:36 - Publicidade: Indústria de alimentos adota autorregulamentação

Menos de uma semana após audiência pública feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir restrições às propagandas de alimentos, especialmente as voltadas ao público infantil, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) anunciou, ontem, um "compromisso público" para inibir a publicidade dirigida a crianças até 12 anos. A iniciativa, que passa a valer em 1º de janeiro de 2010, prevê a proibição de propaganda de alimentos e bebidas em programas nos quais crianças sejam maioria da audiência. Promoções em escolas também não serão permitidas.

 

O compromisso, no entanto, abre brechas. Segundo a Abia, não haverá punição para quem não seguir o acordo, que foi assinado por 24 associadas. São as próprias fabricantes que vão decidir quais alimentos seguem "critérios nutricionais específicos", assim como definir que referencial adotaram para esses critérios. Se o produto estiver enquadrado, a propaganda continua. "Alimentos saudáveis, com teores adequados de gordura, sal e açúcares, vão poder anunciar", diz o presidente da Abia, Edmundo Klotz. É assim, por exemplo, que a Kraft mantém a campanha do biscoito Trakinas e, a Pepsico, a do achocolatado pronto Toddynho.

 

"Trakinas foi um dos nossos produtos que sofreram mudanças no perfil nutricional", diz Fabio Acerbi, diretor de assuntos corporativos e governamentais da Kraft. Segundo o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Otto Von Sotten, o Toddynho é o único produto da companhia que tem um "perfil nutricional" adequado ao público infantil. "Já não anunciamos a linha de salgadinhos, por exemplo", diz ele, referindo-se à Elma Chips.

 

Mas outros itens da PepsiCo com apelo infantil, como o achocolatado Mágico, têm sites com jogos no ar. Von Sotten diz que vai rever os sites. A prática é adotada por várias fabricantes, como a Nestlé, que tem o site "Mais Divertido", com marcas como Passatempo e Moça Fiesta. O acordo proposto pela Abia impede também a comunicação na internet.

 

A PepsiCo pretende destacar na frente da embalagem os valores nutricionais dos seus mais de 200 produtos. São informações como o percentual de sódio, gordura, açúcar e calorias em relação às necessidades diárias. Medida semelhante já foi adotada pela Mars, dona dos chocolates M&M'S. "As calorias vão estar em destaque na frente do tubo de 30 gramas, que informará no verso o teor de açúcar, algo não exigido pela legislação", diz Gerson Francisco, diretor da Mars.

 

Para a Anvisa, a iniciativa da Abia é positiva, mas não descarta a necessidade de regulação. "A indústria reconheceu que a propaganda tem influência negativa no consumo, mas o acordo é muito vago", diz Maria José Delgado, gerente geral de monitoramento e fiscalização de propaganda do órgão. Na opinião da advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Daniela Trettel, a indústria está reagindo à pressão. "Mas os critérios são muito frágeis e variam de fabricante a fabricante, o que impede um monitoramento por parte da sociedade".
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>