Geral
25/08/2009 11:40 - Pif Paf investe R$ 42 milhões em Minas
Indústria ampliou produção das unidades de Patrocínio (Alto Paranaíba) e Leopoldina (Zona da Mata).
A Rio Branco Alimentos S/A, detentora da marca Pif Paf Alimentos, investiu R$ 30 milhões na ampliação da capacidade produtiva da planta de Patrocínio, no Alto Paranaíba, que passou de 30 toneladas para 76 toneladas ao mês. Com a expansão da unidade especializada nos segmentos de presuntaria, cortes e embutidos, mais 90 empregos foram gerados, que no total somam 1,250 mil funcionários.
O diretor-superintendente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa, contou, ainda, que a Pif Paf fez um aporte de aproximadamente R$ 12 milhões na planta de Leopoldina, na Zona da Mata. Mesmo sem revelar números, ele enfatizou que o objetivo da inversão é dobrar a produção da unidade destinada à fabricação de massas prontas congeladas. Estima-se que o número de empregos gerados pelo empreendimento deve duplicar. Atualmente, são 280 funcionários.
Todos os investimentos, de acordo com Costa, são reflexos do forte desempenho do primeiro semestre deste ano. No período, a empresa registrou lucro de R$ 23,201 milhões contra um prejuízo de R$ 15,064 milhões em igual intervalo de 2008. " como se não tivesse ocorrido crise para nossos negócios", frisou.
De janeiro a junho deste exercício, o faturamento líqüido da empresa cresceu 4,8% em relação ao registrado durante o mesmo intervalo de 2008. Conforme o diretor, Minas Gerais responde por mais de 50% dos rendimentos, mas, segundo ele, se fosse considerada a proporção do número de vendas por habitante, o Espírito Santo seria o maior consumidor. Costa acrescentou, sem revelar valores, que o Rio de Janeiro também é reponsável por uma parcela significativa dos negócios.
De acordo com o diretor, o grupo aproveitou a desvalorização do dólar frente ao real para aumentar as vendas no mercado externo. Prova disso é o incremento de 18% no volume de mercadorias exportadas nos seis primeiros meses deste ano em confronto com o mesmo período do exercício passado. Na mesma base de comparação, o faturamento dos embarques registrou elevação de 5%. "A diferença ocorreu porque a queda da moeda norte-americana forçou a redução dos preços dos produtos direcionados para o mercado internacional com a finalidade de aumentar a competitividade", explicou.
Atualmente, a Pif Paf vende para mais de 20 países, dentre os quais destacam-se Hong Kong e Japão. De acordo com as informações do grupo, 13% do faturamento da empresa são provenientes das exportações. O empreendimento, que faturou R$ 786 milhões no ano passado, possui um quadro de 5,5 mil funcionários e cerca de 700 produtores integrados. Com mais de 230 produtos, o grupo mantém, ainda, unidades fabris em Visconde do Rio Branco e Viçosa, ambas na Zona da Mata.
Goiás - Os investimentos da empresa não param por aí. Em abril de 2010, a Pif Paf pretende inaugurar uma planta na cidade de Palmeiras de Goiás, em Goiás. O aporte para a montagem da indústria e para a implantação do sistema integrado de produção somarão R$ 260 milhões. De acordo com o diretor-superintendente da empresa, a indústria deve gerar 1,6 mil empregos diretos e beneficiar cerca de 230 produtores locais. O terreno é de aproximadamente 1,2 mil hectares.
Costa revelou que a construção da unidade, iniciada no exercício passado, foi suspensa no final daquele ano em função da eclosão da crise econômica, em setembro. Segundo ele, os bancos cancelaram o acesso ao crédito e a empresa viu-se obrigada a diminuir o ritmo das obras e utilizar recursos próprios para a finalização dos trabalhos. "Hoje, a economia já dá sinais de recuperação e as intituições financeiras já equacionaram o problema", afirmou.
O diretor explicou que a fábrica de ração, também localizada em Palmeiras de Goiás, tem capacidade para a produção de 16,5 mil toneladas ao mês. O matrizeiro, onde são criadas as aves, por sua vez, foi inaugurado no início de agosto de 2008, em Paraúna (GO), e tem potencial mensal para produzir 6,6 milhões de ovos.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria