Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/08/2009 12:25 - Com nova versão do PS3, Sony tenta recuperar espaço

Os consoles de videogame da Sony sofreram uma melancólica perda de popularidade. Na rodada anterior da guerra dos aparelhos de jogos eletrônicos, o PlayStation2, da Sony, irrompeu no mercado e vendeu, até hoje, 138 milhões de unidades, frente aos 24 milhões do Xbox, da Microsoft, e aos 22 milhões do GameCube, da Nintendo.

 

O PlayStation3 (PS3), com funções avançadas e alto preço, no entanto, encontrou dificuldades diante do concorrentes. Vendeu 24 milhões de unidades, abaixo dos cerca de 30 milhões do Xbox 360 e dos mais de 50 milhões do Wii.

 

Analistas expressaram ceticismo de que a nova versão "Slim" do PS3, anunciada na terça-feira, possa recolocar a Sony no topo. O "Slim" (fino ou magro, em inglês) tem cor de carvão, é cerca de 30% menor e, o mais importante, sairá com preço 25% menor que a versão original do PS3 - já apelidada de "PS3 Gordo" nos sites de bate-papo dos adeptos de jogos eletrônicos. No fim das contas, acredita-se que a decisão tenha sido tomada em nome das grandes redes varejistas de produtos eletrônicos dos Estados Unidos, que se preparam para a temporada de vendas de fim de ano.

 

Andrew House, chefe da Sony Computer Entertainment Europe, negou que o corte de preço do PS3 seja uma reação às baixas vendas. "Estamos cientes de que os consumidores estão vigiando seus euros e libras com mais cuidado que antes e que isso pode tornar a redução de preço potencialmente ainda mais impactante. Mas não seria justo dizer que essa é uma reação às atuais condições do mercado", afirmou.

 

O corte de preço e o novo formato receberam, de modo geral, uma resposta calorosa dos fãs de videogames do blog Kotaku. "Analisando o que se consegue agora com o PS3, é o melhor negócio entre todos os sistemas", afirmou um blogueiro, referindo-se ao reprodutor Blu-ray e à conexão WiFi do aparelho da Sony.

 

Acredita-se que a empresa tenha demorado tanto para reduzir o preço do PS3 devido ao altíssimo custo de produção do aparelho, que inclui um processador de alta potência, o "Cell", e um reprodutor de discos Blu-ray. A Sony perde dinheiro com os aparelhos no início de cada ciclo de novos consoles, mas recupera-se posteriormente com a queda dos custos de produção e sua capacidade para vender software com altas margens de lucro para os clientes. Esse equilíbrio ficaria mais complicado caso a empresa tivesse reduzido antes o preço do PS3.

 

O momento do anúncio da diminuição de preço, contudo, chega pouco depois de a Sony ter informado que sua divisão de jogos eletrônicos havia obtido rentabilidade em termos de margem de lucro bruto.

 

Analistas dizem ainda não ter certeza até que ponto o "Slim" poderá impulsionar a Sony. "Não creio que seja uma jogada matadora da Sony, porque todos os outros reagirão com cortes de preço da mesma forma. Mas ajudará", afirmou o analista Freddie George, do banco de investimento Seymour Pierce.

 

A Sony também revelou uma série de funções on-line, incluindo o lançamento de seu serviço de download de vídeo na internet; a conexão com plataformas de televisão digital, como o BBC iPlayer; e a divulgação de conteúdo no Home, seu mundo virtual de jogos eletrônicos.

 

Esses lançamentos foram elaborados para deixar a plataforma do PS3 mais atraente para os usuários. A companhia concorre com a Microsoft, que anunciou planos de conexão ao site de relacionamento social Facebook, a partir de seu serviço on-line do Xbox.

 

"Esses anúncios indicam que há uma grande corrida armamentista entre a Sony e a Microsoft para desenvolver esses serviços da forma mais rápida e proveitosa possível", disse o analista Ed Barton, da empresa de análise de mídia Screen Digest.

 

"Companhias imensas estão usando as mídias digitais para aumentar o valor de suas plataformas de equipamentos. Essas coisas, como as listas de amigos de jogadores de videogame, são mais significativas do que as pessoas acreditavam até agora", disse Barton. "Esse é o tipo de gancho que vai assegurar que as pessoas comprem um console da Microsoft durante a próxima transição."

 

House, da Sony, afirmou que empresa tem planos de lançar mais funções ligadas a redes sociais e não descarta uma aliança com sites populares como o Facebook. Para ele, as redes on-line tornaram-se cruciais para o setor.

 

"A meta é passar do tradicional ciclo de vida curta, um característica dos brinquedos, para um ciclo de vida mais longo, semelhante ao dos bens eletrônicos de consumo. A rede nos permite dar aos consumidores uma percepção mais clara de valor e oferecer melhorias contínuas", disse o executivo.

 

Fazer o possível para estender a duração do atual ciclo de consoles está dentro dos melhores interesses da Sony. Muitos analistas acreditam que, no longo prazo, os consumidores serão atraídos pelo poder de processamento superior e pelas funções do PS3.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>