Geral
19/08/2009 12:32 - Frio e vírus desaceleram ritmo do Makro em julho
Os temores com a gripe suína, transmitida pelo vírus H1N1, tem levado as pessoas a evitar locais fechados, como shopping centers, lojas, restaurantes e hotéis, e preocupam executivos de setores ligados ao comércio.
Os efeitos sobre as vendas, contudo, têm sido moderados e alguns segmentos estão sentindo mais o impacto. Na Marisa, rede de lojas de vestuário, o efeito foi marginal por enquanto. Mas no Makro, maior rede de lojas de atacado do país, as vendas foram mais fracas em julho se comparadas ao mês anterior. Em agosto, já há sinais de recuperação.
"Julho foi um mês atípico, que foi afetado tanto pelo frio quanto pela gripe", afirma Rubens Baptista, presidente do Makro no Brasil. Grande parte dos clientes da cadeia atacadista é composta por donos de restaurantes, lanchonetes e hotéis. Ainda assim, diz o executivo, em nenhum momento a empresa registrou queda nas vendas. O que houve foi uma desaceleração nas taxas de crescimento.
Entre janeiro e junho, as vendas nas mesmas lojas (em uma base comparável) cresceram entre 7% e 8% sobre igual período de 2008. Em julho, esse percentual foi de 5%. Em agosto, o Makro já detecta uma reação do consumo e prevê que as vendas nas mesmas lojas voltem a crescer em torno de 8%.
Segundo Baptista, as expectativas são de que o segundo semestre seja melhor do que os primeiros seis meses do ano. Mas o Makro mantém a previsão de elevar em um dígito apenas as vendas nas mesmas lojas existentes em 2008. Antes da crise, quando havia a expectativa de que o PIB pudesse crescer 3,5% em 2009, a rede atacadista chegou a prever uma taxa de dois dígitos de aumento nas vendas.
Um dos problemas enfrentados pelo setor neste ano é a forte queda nos preços de alimentos básicos, como feijão, arroz e óleo de soja. Para manter o faturamento nos mesmos patamares do ano passado, as lojas precisam vender volumes muito maiores.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria