Geral
18/08/2009 13:06 - Farmácia, canal de venda em alta
Os brasileiros deram, no ano passado, preferência maior às farmácias para as suas compras de produtos de higiene e beleza, em comparação a 2007.De acordo com o estudo da Nielsen Brasil, relativo a um amplo universo de 37 milhões de domicílios, nas farmácias houve um crescimento de 1,3% no volume de vendas de produtos do gênero ano passado ante 2007. A preferência pelas farmácias deve-se ao fato de que os consumidores, no momento da compra, não consideram apenas os preços atraentes dos supermercados, por exemplo, mas também o mix variado e bom atendimento.
O bom desempenho das farmácias não significou crescimento do setor de higiene e beleza em 2008, que teve a variação negativa de 2,1% em volume e de 1,5% em valor ante 2007, depois de anos de expansão. Segundo Patrícia Moraes, consultora de Shopper da Nielsen, a queda está atrelada ao aumento dos preços. A elevação do custo da matéria-prima sebo foi repassada ao consumidor final. Além disso, o verão menos quente, tendo como conseqüência um número menor de banhos por parte do consumidor, também pesou na redução.
“Apesar da retração do segmento, o canal porta a porta, ou venda por catálogos, ganhou mais 3,4 milhões de novos shoppers (pessoas que decidem as compras), e nas farmácias registramos um aumento de 1,3 tanto no valor como no volume de vendas de 2007 para 2008”, disse Patrícia. O estudo levou em conta dez produtos: sabonete, creme dental, xampu, pós-xampu, escova dental, desodorante, protetor solar/bronzeador, tintura para cabelos, absorvente e creme para a pele.
Maioria – Para a executiva da Nielsen, o levantamento mostra que os shoppers que escolhem o canal de venda farmácia representam 58% dos brasileiros. Eles vão aos pontos de venda cerca de cinco vezes ao ano e gastam aproximadamente R$ 11 a cada compra; 32% compram em promoção; 63% dos pagamentos são realizados com xartões (47% crédito); 28% das compras são concentradas aos domingos e segundas-feiras; e 72% dos compradores são de níveis socioeconômicos alto e médio (classes A, B e C).
Veículo: Diário do Comércio – SP

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria