Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/08/2009 12:23 - Fabricantes de PCs e redes de varejo preparam-se para o novo Windows

Os fabricantes de computadores e o varejo especializado já começam a se preparar para o lançamento do Windows 7. O novo sistema operacional da Microsoft chega ao consumidor no dia 22 de outubro, mas o software já está nas mãos das companhias de PCs desde 24 de junho.

 

A previsão é de que micros de mesa, notebooks e até netbooks (os laptops de tamanho reduzido) estarão disponíveis com o Windows 7 logo na sequência de seu lançamento. Leandro Canado, diretor de eletroeletrônicos da rede varejista Fnac, estima que na primeira semana de novembro 90% dos fabricantes já terão computadores equipados com o novo sistema.

 

A Positivo, maior fabricante de computadores do país, prevê uma adoção rápida. Segundo César Aymoré, diretor de marketing da companhia, dentro de um ano todos os computadores fabricados pela Positivo virão com o sistema. A atuação mais forte da Positivo é no segmento varejista, voltado ao consumidor final. Sílvio Ferraz de Campos, diretor comercial da fabricante Accept, também acredita que o sistema terá uma boa aceitação no mercado empresarial, já que poucos de seus clientes optaram pelo Vista. A maioria das empresas atendidas pelo Accept acabaram mantendo o XP, antecessor do Vista. "Agora, sim, vai haver uma migração", diz o executivo.

 

Na avaliação do mercado, entretanto, a chegada do Windows 7 não será o fator decisivo nas compras de fim de ano. Renata Gaspar, diretora de marketing da Hewlett-Packard (HP) para a América Latina, aposta no crescimento das vendas de computadores, mas atribui o movimento a uma combinação de fatores. "A chegada do fim do ano, o Natal e o arrefecimento da crise vão gerar um efeito positivo, mas é difícil saber quanto disso estará relacionado ao Windows 7", diz.

 

Segundo a executiva, os consumidores não estão segurando as compras para esperar o lançamento do software, até porque as máquinas compradas com o Vista a partir de 21 de junho poderão ser atualizadas gratuitamente para o Windows 7. Para Aymoré, da Positivo, um incremento nas vendas estaria mais relacionado à movimentação natural do mercado. "O consumidor brasileiro é dinâmico. Depois de dois ou três anos, ele prefere trocar de máquina ao invés de atualizá-la", diz.

 

Segundo Fernando Fraga, gerente de produtos da linha de portáteis da LG, é possível que haja uma freada nas vendas em setembro, por conta da expectativa do consumidor em relação ao programa. "As pessoas que estavam se preparando para adquirir uma máquina agora podem suspender os planos por um curto prazo e, assim, comprar um equipamento já com o Windows 7", afirma.

 

Apesar das críticas positivas que o sistema vem recebendo de publicações especializadas, analistas dizem que a Microsoft terá pela frente um árduo trabalho de convencimento dos usuários. Segundo Martim Juacida, da consultoria IDC, o Vista deixou uma imagem negativa para o consumidor e a Microsoft terá de reverter essa percepção.

 

Alessandro Belgamo, gerente geral da divisão Windows da Microsoft no Brasil, diz que ainda é cedo para avaliar o impacto do sistema nas vendas de PCs. Para o executivo, há uma série de fatores positivos, como a retomada da economia e a facilidade de crédito. "Acredito que o momento é bom", afirma.

 

A Microsoft ainda não revelou detalhes da estratégia de lançamento do Windows 7, mas o orçamento de marketing deve ser milionário. Na estreia do XP foram gastos US$ 500 milhões no mundo, a mesma quantia destinada posteriormente ao Vista.

 

As projeções de vendas de PCs no Brasil este ano são variadas: a IDC prevê queda de 11,5% frente a 2008, com 10 milhões de máquinas vendidas, enquanto a Abinee, associação do setor eletroeletrônico, estima vendas iguais às do ano passado, de 12 milhões de unidades.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>