Geral
07/08/2009 09:28 - Apesar da queda de preços, vendas de câmeras digitais caem 9% no Brasil
A crise influenciou na venda de câmeras digitais no Brasil. Embora os preços desses produtos tenham registrado uma queda de 9%, o volume comercializado nos primeiros cinco meses do ano foi 9% menor que o contabilizado no mesmo período no ano passado.
Segundo estudos da GfK Retail and Technology Brasil, instituto de pesquisa que avalia esse segmento no país, até maio foram vendidas cerca de 860 mil câmeras digitais.
O ponto positivo, é que no curto prazo, abril e maio deste ano, o mercado recuperou e cresceu quase 30%. Devido ao cenário macroeconômico, acredito que o terceiro trimestre apresente uma melhora”, afirma Alex Deli Ivanov, gerente de Negócios do GfK Retail and Technology Brasil e responsável pelos produtos de fotografia para a América Latina.
A expectativa da Gfk é que as vendas de câmeras digitais em 2009 ultrapassem os volumes de 2008, que foram de 2,6 milhões de unidades, um crescimento de quase 90% quando comparado a 2007.
Modelos mais procurados
Entre abril de 2008 e abril de 2009, a participação das câmeras digitais abaixo de R$ 500 passou de 32% para 45%. Os consumidores também apontam uma preferência pela alta resolução. As câmeras de 7MP possuíam 36% do mercado em abril de 2008, sendo a participação mais importante da época.
Em abril de 2009, esta faixa caiu para 27%, perdendo o primeiro lugar para as câmeras de 8MP, que possuíam 20% de participação em abril de 2008 e hoje estão com 36%, sendo a faixa mais importante do momento, entre os consumidores.
Itens como zoom, duração da bateria, design da câmera, estabilizador de imagem e detector de rostos e sorrisos foram verificados como fatores secundários para a escolha do produto. Porém, mais de 50% dos modelos vendidos em abril de 2009 possuíam estabilizador de imagem e 40% tinham reconhecimento de face ou de sorriso.
Quando o assunto é o zoom, 9% das câmeras vendidas em abril de 2008 possuíam zoom óptico maior do que 3x, índice que subiu para 37% em 2009. No ano passado, a participação das câmeras com visor com duas ou menos polegadas caiu de 24% para 13%.
Veículo: Portal UOL

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria