Geral
16/07/2009 10:34 - Leve alta nas vendas de papelão ondulado
Considerada um dos termômetros da atividade econômica do País, a venda de papelão ondulado da indústria brasileira somou 187,3 mil toneladas em junho deste ano, o que representa uma queda de 5,28% em relação ao mesmo mês de 2008. Mas, na comparação com maio, houve alta de 0,47% na produção total e na média diária. O dado, medido pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), aponta que a média diária de vendas em junho foi de 7,492 mil toneladas, a melhor do ano.
O resultado do mês passado ajudou a reduzir a taxa de retração do setor no acumulado de 2009. Entre janeiro e junho, as vendas domésticas de papelão ondulado somaram 1,052 milhão de toneladas,o que representa uma queda de 7% sobre igual período de 2008. "As vendas de junho continuaram dentro das previsões do setor", comentou Paulo Sérgio Peres, presidente da ABPO. No acumulado do primeiro semestre, as vendas caíram 7,05% ante igual período de 2008, para 1,052 milhão de toneladas.
O presidente da ABPO vê tendências de mercado favoráveis à expansão de seu setor. "As embalagens de papelão ondulado são as mais adequadas para a fruticultura. Em todo o mundo são as mais usadas e muitas vezes, as únicas. Por serem 100% recicláveis, as embalagens de papelão ondulado também chegam ao destino final sem necessidade de fretes de retorno", sublinha.
Em 2006, de acordo com dados da ABPO, 70,9% do consumo total de papelão ondulado, em toneladas, veio de embalagens, seguido por 14,6% de chapas para cartonagens e 14,5% de outros segmentos. Os principais segmentos consumidores de embalagens, em toneladas, foram estes: alimentício (35,4%), avicultura/fruticultura (9,7%), químico e derivado - higiene e limpeza (8,8%), bebida/fumo (6,7%), têxtil/vestuário (3,4%), farmacêutico/perfumaria (3,1%), metalurgia (2,0%) e eletro-eletrônicos (1,8%).
O mercado de embalagens de papelão ondulado no Brasil se expande e as perspectivas por parte das indústrias são extremamente positivas, acompanhando a tendência de crescimento da nossa economia. Segundo a ABPO, as empresas do setor estão se modernizando, investindo em novas tecnologias e equipamentos, para atenderem não só as exigências atuais do mercado como também para estarem em linha com as principais tendências mundiais.
TECNOLOGIA. As grandes indústrias do país que produzem o papelão ondulado e embalagens de papelão ondulado, como a Klabin e a Orsa, trabalham com o que há de mais recente em tecnologia de impressão flexográfica - sistema usado em 100% da fabricação das embalagens de papelão ondulado. O salto de melhoria, ocorrido nos últimos anos, responsável pela evolução das embalagens de papelão ondulado, se deve a um conjunto de melhorias e inovações, abrangendo desde a matéria-prima, o maquinário e insumos com alta tecnologia, as técnicas de impressão e de acabamento das embalagens, ao conhecimento técnico e capacitação da mão de obra.
"Nos últimos cinco anos os avanços em policromia conseguida em impressoras com cilindros e sistemas de impressão aptos a aplicações de tinta absolutamente controladas, transferência a vácuo e opções de secagem e acabamento, como também, clichês e tintas adequados, marcaram uma nova fase da flexografia no Brasil", comenta Paulo Peres, da ABPO.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria