Geral
02/07/2009 10:01 - Mabe paga US$ 35 milhões pela BSH Continental
Operação no Brasil deve superar receita da matriz
A mexicana Mabe, fabricante de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, confirmou ontem a compra da operação brasileira da BSH Continental Eletrodomésticos por US$ 35 milhões (cerca de R$ 70 milhões).
Com a aquisição da concorrente, a empresa quase que dobra o faturamento, de US$ 500 milhões para US$ 900 milhões no Brasil. Além disso, aumenta sua participação no mercado de eletrodomésticos da linha branca, de 16% para 25% em número de unidades, e ainda amplia a presença do Brasil no conglomerado mundial.
"Em 2010, a operação brasileira da Mabe vai faturar mais que a mexicana no mercado local", prevê o presidente mundial da empresa, Luis Berrondo. As vendas da companhia no mercado mexicano são da ordem de US$ 800 milhões por ano. Segundo o executivo, que veio ao Brasil anunciar oficialmente a compra da operação brasileira da BSH Continental, o potencial de consumo do País foi o principal atrativo para que o negócio fosse fechado.
"De todo continente americano, o Brasil tem o maior potencial", disse Berrondo, animado com a recente prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) incidente sobre os itens da linha branca. O presidente mundial da Mabe lembrou que as aquisições no Brasil são caras, em razão da valorização do real em relação ao dólar, mas esse fator desfavorável foi mais que compensado pela oportunidade estratégica que o País oferece em termos de mercado de consumo. Nesse sentido, ele ressaltou que se trata do maior negócio realizado pela companhia, que tem 17 fábricas espalhadas pela América Latina.
"Estamos comprando participação no mercado brasileiro, ou teríamos de aguardar dez anos para para ter uma fatia de 25%", calculou o presidente da Mabe para o Mercosul, Patricio Mendizábal. Além do potencial de mercado, ele observou que a proximidade entre as fábricas das duas empresas, quase vizinhas em Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo, foi outro fator que jogou a favor para a compra. A sinergia entre as duas empresas está estimada em R$ 50 milhões.
O negócio, quitado à vista e com recursos dos próprios acionistas, envolveu duas fábricas em Hortolândia, um centro de distribuição, a marca Continental e o licenciamento da marca Bosch por prazo indeterminado. A Mabe terá acesso à tecnologia dos produtos Bosch já existentes no mercado. Também poderá lançar novos itens com essa marca. Neste caso, porém, esses produtos serão negociados com a companhia alemã.
Com a compra da BSH Continental, a Mabe terá cinco marcas de eletrodomésticos (Mabe, Dako, GE, Bosch e Continental) para administrar no País. Segundo Berrondo, as marcas serão mantidas. Ele não vê problemas em administrar um grande número de marcas e disse que a empresa já está acostumada com essa rotina. "No México, a Mabe cresceu comprando marcas locais", lembrou.
A negociação para a aquisição foi concluída em seis meses. Berrondo acredita que a crise apressou o negócio.
Quanto aos 1,6 mil funcionários das duas fábricas da BSH em Hortolândia, Mendizábal limitou-se a dizer que a perspectiva a médio e longo prazos é de ampliação dos quadros.
Procurada para falar sobre a aquisição, a Whirlpool, líder do setor com 40%, não se manifestou. A Electrolux divulgou nota contestando informações de mercado de que, com o negócio, ela ficaria em terceiro lugar no mercado: "A Electrolux do Brasil informa que, no acumulado de janeiro a junho de 2009, a empresa estima que detém 30% de participação em volume de vendas."
Veículo: O Estado de S.Paulo

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria