Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

30/06/2009 12:22 - Condor investe em inovação e diversificação para crescer

A indústria de higiene e limpeza Condor, de São Bento do Sul (SC), traçou como objetivo um crescimento de 50% no seu faturamento até 2012. A empresa, que faturou R$ 203,8 milhões em 2008, pretende focar em inovação e diversificação de produtos para atingir essa marca. De acordo com o diretor-geral da companhia, Osmar Mühlbauer, o plano envolve investimentos, principalmente, em renovação do parque fabril.

 

A Condor não revela o total de investimentos até 2012, mas Mühlbauer diz que só a parte de novas máquinas, a mais relevante, consumirá R$ 28 milhões. Os equipamentos serão trazidos da Europa e Ásia, para aproveitar a temporada de dólar atraente para importação, e vão substituir máquinas que estão em uso há cerca de 20 anos e têm baixa produtividade.

 

O novo planejamento ocorreu depois que a Fundação Dom Cabral foi contratada, ainda no ano passado, para auxiliar na análise dos diversos setores nos quais a empresa está inserida. A ideia era avaliar o tamanho de cada setor e saber qual o potencial de crescimento. A Condor atua em seis áreas: creme e fio dental, escovas de dente, escovas de cabelo, vassouras e "mops" e pincéis para pintura artística e pintura imobiliária.

 

Segundo Mühlbauer, após a avaliação, a empresa decidiu por manter-se em todos os segmentos de atuação. Ela verificou que não há perda de força de uma área para outra de atuação, principalmente por ter adotado coordenadores de produtos para cada segmento e, em alguns casos, ter uma estrutura comercial independente. Já a opção pelo foco em inovação e diversificação de produtos neste momento, diz ele, é uma exigência do mercado e uma forma de se armar para um avanço mais forte dos concorrentes multinacionais. A Condor concorre com empresas como 3M, Johnson & Johnson e Colgate-Palmolive.

 

Em creme dental, um dos segmentos mais recentes para a indústria catarinense, no qual entrou em 2006 a partir da compra da Bonamil, no Nordeste, o foco é o "desenvolvimento de novas formulações". Nas demais áreas, a Condor quer acelerar o ritmo de lançamentos, para não ficar defasada em relação ao desejo do consumidor. O executivo diz que não há um volume pré-definido de novos produtos por ano.

 

"O Brasil é considerado um mercado com grande potencial, ao lado da China e Índia. Todas as multinacionais estão olhando esses países com mais atenção do que há um ano porque buscam novos mercados, já que Estados Unidos e Europa continuam encolhendo. Temos de deixar clara a nossa posição, sob pena de ter quem ocupe a nossa fatia", disse Mühlbauer.

 

Ao longo do primeiro semestre, o executivo comentou que a empresa teve dificuldades para atingir as metas de crescimento programadas por conta da crise mundial. "O pessimismo foi generalizado e o consumidor se retraiu." Mas ele acredita que no segundo semestre haverá aumento de demanda e a Condor poderá chegar ao faturamento de R$ 225 milhões. Uma das estratégias para incrementar as vendas será sua primeira promoção a clientes. Em comemoração aos seus 80 anos, completados em 2009, ela vai dar R$ 80 mil em certificados de ouro e 80 notebooks a consumidores.

 

De acordo com Mühlbauer, nos últimos meses a Condor reforçou as vendas na América Latina de forma a compensar a retração no mercado dos Estados Unidos. Ele diz que perdeu um dos seus principais clientes americanos. "Tivemos de aumentar preço porque as margens estavam sendo sacrificadas, o que não foi aceito pelo cliente." Contudo, a empresa manteve as exportações em 10% do total faturado, com crescimento das vendas para Argentina, Chile e Paraguai.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>