Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

29/06/2009 12:51 - Escapismo em alta no mundo da propaganda

Não é coincidência o fato de um dos principais prêmios da propaganda deste ano ter ido para uma campanha que promove um emprego dos sonhos com salário de US$ 100.000 por ano, para tomar conta de uma ilha tropical na Austrália. As fantasias escapistas parecem ser a ordem do dia para os executivos do mundo da propaganda reunidos no festival anual da propaganda de Cannes (que se encerrou na quinta-feira). A queda nas vendas das maiores agências de propaganda do mundo está se acelerando e não diminuindo, à medida que a recessão prossegue. As agências estão demitindo funcionários para compensar isso, mas as pressões estão aumentando, ao mesmo tempo em que clientes que começaram a cortar projetos opcionais como pesquisas de marca ou almoços de relações públicas regados a vinho, agora começam também a demitir funcionários.

 

Há mais que a recessão em ação. O velho clichê de que metade do orçamento publicitário de cada ano é perdido, só não se sabe qual metade, já não é mais tão verdadeiro, graças à internet. Os gerentes de marcas estão direcionando mais de seus orçamentos (cada vez menores) para projetos digitais que prometem retornos mensuráveis. A consultoria PwC prevê que os gastos com anúncios on-line vão crescer 7,7% este ano, para US$ 86,7 bilhões, enquanto a propaganda na TV e na mídia impressa cai.

 

Há apenas um problema: o Google. Os consumidores podem se interessar primeiro por um produto depois de vê-lo em um comercial de TV ou anúncio digital, mas o "último clique" deles antes de fazerem uma compra é sempre uma busca na internet pelo Google. Desse modo, simples medições de retorno de investimentos podem superestimar a importância do Google em detrimento das agências de propaganda. O Google ficou com cerca de metade dos 3,5 bilhões de libras (US$ 5,8 bilhões) que as companhias gastaram com propaganda on-line no Reino Unido no ano passado. Mas a Omniture, consultoria especializada em análises da internet, avalia que isso pode superestimar a verdadeira contribuição do Google, uma vez que os consumidores também foram influenciados pelos anúncios das agências na televisão, mídia impressa ou on-line. Isso deverá proporcionar algum consolo para as agências.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>