Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

24/06/2009 14:07 - Freudenberg planeja entrar no segmento de limpeza

O grupo alemão Freudenberg, presente no país há mais de 30 anos, pretende ingressar no mercado de limpeza doméstica, a única divisão do conglomerado ainda sem uma operação no Brasil. Especializado, entre outras áreas, na fabricação de não-tecidos, o grupo está analisando oportunidades de parceria ou aquisição de alguma empresa nacional para atuar definitivamente no segmento brasileiro de produtos para o lar. Atualmente, as operações do grupo Freudenberg estão focadas no fornecimento de insumos ao mercado industrial, para clientes que variam desde fabricantes de bens de capital até de veículos.

 

Agora, o mercado-alvo do grupo alemão é o de objetos para a limpeza, como esponjas, vassouras e panos feitos à base de não-tecidos, luvas e palhas de aço. A linha ainda conta com outros itens. Segundo Juan Carlos Borchardt, principal executivo do Freudenberg na América do Sul, a companhia tem analisado, desde o início do ano, as oportunidades de mercado criadas pela crise financeira internacional.
"Está sendo uma boa chance para acompanhar as empresas desta área presentes no Brasil", disse Borchardt. Para ele, encontrar um parceiro ou uma empresa atuante no segmento é a melhor alternativa para iniciar as atividades no país, já que o grupo Freudenberg é mais conhecido no meio industrial.

 

Em 2008, o grupo faturou € 5 bilhões. No Brasil, o faturamento foi de R$ 460 milhões. Para este ano, a perspectiva é a de manter o resultado registrado em 2008. Os últimos investimentos anunciados no país totalizam R$ 100 milhões, programados para o quadriênio 2007 - 2011. Porém, de acordo com Borchardt, o ingresso no mercado de produtos para o lar pode alterar esse planejamento.
"Estamos cogitando diversas possibilidades para entrarmos neste mercado", disse o executivo, ao ressaltar que a ideia é chegar a uma definição até o fim do ano.

 

No mundo, o conglomerado é composto por 14 áreas de negócios, agrupadas em quatro divisões principais. São elas: vedação e tecnologia de controle de vibração, não-tecidos, produtos para o lar e outra que congrega empresas químicas, de mecatrônica e novas tecnologias.

 

No Brasil, fazem parte do grupo a Freudenberg-NOK, EagleBurgmann, Vibracoustic, Klüber Lubrication, Chem-Trend e Freudenberg Não-Tecidos. A operação reúne aproximadamente 1,3 mil funcionários e seis fábricas espalhadas pelo Estado de São Paulo. Na América do Sul, o grupo está presente também na Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela.

 

A estratégia de fortalecer a presença no país segue uma orientação global do grupo, a de focar nos mercados emergentes. Além do país, China e Índia têm sido relevantes na diversificação de mercados do Freudenberg, ainda muito concentrados na Europa e Estados Unidos. Os nichos de atuação eleitos prioritários são os de produtos médicos, óleo e gás e tecnologias híbridas para veículos. "Essas áreas são as que o grupo enxerga como apostas para o futuro", acrescentou Borchardt.

 

Nos mercados desenvolvidos, os impactos da crise financeira fizeram com que o Freudenberg encerrasse a produção de quatro fábricas nos Estados Unidos e uma na Espanha. Segundo Borchardt, existe a possibilidade de outros ajustes em função da redução de demanda de diversos setores, como o automotivo. Nessa área, o grupo atua no mercado de vedantes e retentores, mas conta com pesquisas de componentes para as baterias de lítio, usadas nos carros movidos a energia elétrica.

 

Sob o controle de cerca de 320 acionistas da família Freudenberg, o grupo não está listado em bolsa de valores, algo que na opinião de Borchardt permite um planejamento de longo prazo. Em 2009, o grupo completa 160 anos.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>