Geral
03/08/2021 10:01 - Ruptura nos supermercados segue em alta em junho
Conheça as categorias mais afetadas no monitoramento da Neogrid
Na análise, aplicada entre a base de clientes varejistas da Neogrid, a ruptura manteve um patamar de alta de 11,11%. Em maio, o índice ficou em 11,14%. No retrospecto do comportamento do índice, um período de alta contínua ocorre entre setembro de 2020 e janeiro deste ano, quando foi registrado o maior patamar (12,49%). Os meses seguintes são de oscilação: queda em fevereiro (11,45%) e março (10,68%) e elevação em abril (11,03%) e maio (11,14%).
No ranking elaborado pela empresa, o leite registrou alta de 4,17 pontos percentuais (17,36% em maio para 21,53% em junho), registrando taxa elevada. O resultado indica estabilidade nas categorias de bebidas à base de soja (24,07% contra 23,68%) e ovos (16,98% ante 17,03%).
"As pessoas criaram novos hábitos de consumo. Buscam produtos mais baratos em detrimento de marcas caras, o que lhes permite comprar em quantidade maior quando encontram boas promoções. Em contrapartida, o desafio do varejo é ajustar a demanda aos efeitos econômicos atuais, com equilíbrio entre o estoque e o volume de vendas", explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.
Outras categorias com rupturas acentuadas incluem a granola, com expressivo avanço de 7,84% em maio para 14,91% em junho; a margarina, que passou de 12,08% para 13,10%; a farinha de arroz, 10,76% contra 12,58% e o álcool, cujo índice aumentou de 9,37% em maio para 12,45% no mês seguinte.
"A ruptura permanece em alta devido ao cuidado do varejo no controle do capital de giro. Muitas vezes, o varejista deixa de comprar linhas de produtos completas, como por exemplo, ter na prateleira somente o sabor de geleia mais vendido ao invés de todas as opções de sabores. Isso também se aplica a muitas categorias que apresentam fragrâncias e tamanhos variados no portfólio. Esse fenômeno é chamado de "ruptura por mix"", diz Munhoz.
Redação SuperHiper
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria