Geral
22/04/2021 08:47 - Grupo Eataly busca novo sócio no Brasil
Após aporte dos atuais acionistas na pandemia, companhia quer avançar com novas unidades no país
O Eataly contratou a assessoria financeira Hunter Capital para colocar em ação o Projeto Garibaldi, sua busca por um novo sócio investidor no Brasil.
O modelo de sociedade vem sendo discutido nos últimos meses, em apresentações a potenciais investidores, com flexibilidade - o novo sócio pode ser majoritário em novas unidades, pode ser o dono delas pagando royalties aos italianos, pode comprar uma fatia da operação atual e levar boa parte das ações que estão nas mãos da Hortus, holding dos sócios do supermercado St Marché.
Os atuais acionistas se dispuseram a dar o fôlego financeiro que a operação precisava para um reequilíbrio na pandemia, mas a principal motivação é crescer - desde que inaugurou sua operação em São Paulo, em 2016, ela é a única no país, apesar dos planos já terem apontado para uma nova unidade na avenida Paulista e outra no Rio de Janeiro. “O desenho da sociedade está bem aberto, o principal objetivo é encontrar um formato que viabilize crescer”, diz uma fonte.
Procurado, o Eataly confirmou a busca de sócios. “A empresa planeja expandir seu conceito inovador para além da cidade de São Paulo, inaugurando novas unidades em mercados nacionais estratégicos”, disse, em nota. “Visando prosseguir com este projeto de expansão com um planejamento a longo prazo, o Eataly Brasil deu início à prospecção de novos sócios operadores da empresa, para que embarquem conjuntamente nesta jornada de ampliação e investimento no mercado nacional.”
No mundo, o Eataly chegou a reajustar cronogramas, mas não suspendeu planos de novas lojas. Em dezembro, uma unidade foi inaugurada nos EUA, em Dallas, e, neste ano, o grupo confirmou inaugurações na Inglaterra, na Coreia do Sul, no Japão e em Dubai.
No Brasil, o Eataly é uma sociedade entre a matriz italiana, a operação americana e a holding composta pelos sócios do St Marché - Victor Leal, Bernardo Ouro Preto e fundo Catterton. Em mudanças recentes, Ouro Preto deixou o conselho, posto assumido pelo próprio Nicola Farinetti, CEO do Eataly USA e filho do fundador da marca.
A pandemia fez o Eataly cair em prejuízo e, no ano passado, a companhia discutiu um aporte de recursos para cobrir as perdas, inclusive com a chamada de capital dos sócios. O Brasil não foi o único nesse contexto: para sustentar as operações mais afetadas pela pandemia, o Eataly fez um aporte de € 25 milhões nas operações internacionais. Mas o Eataly Brasil reagiu - foi a única unidade da marca no mundo a acionar o delivery durante a crise, conseguindo manter a receita estável em alguns meses, quando comparados com 2019.
Fonte: Valor Econômico
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria