Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

10/06/2009 10:31 - Santa Clara compra Café Letícia e a Frisco

Negócio envolveu R$ 60 milhões.

 

LEONARDO FRANCIA

 

ALISSON J. SILVA
 


A Santa Clara Participações, joint venture entre o grupo israelense Strauss Elite e a São Miguel Holding, do Rio Grande do Norte, e sediada em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, fechou, no início deste mês, a compra do Café Letícia, de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. A companhia adquiriu também, da gigante anglo-holandesa Unilever Brasil Alimentos, a marca de refrescos em pó Frisco. O presidente da Santa Clara, Pedro Lima, preferiu não revelar o valor envolvido em cada transação, mas informou ao DIÁRIO DO COMÉRCIO que os dois negócios somaram R$ 60 milhões.

 

Além das marcas de café Santa Clara e Três Corações, a joint venture é dona do Café Pimpinela, segunda mais vendida no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com informações do presidente do grupo.

 

"Nossa presença em Minas ainda é muito fragmentada. A compra do Café Letícia será muito interessante para os negócios da Santa Clara no Estado, porque representa uma grande oportunidade de consolidarmos esse mercado. Fiz um compromisso de não divulgar os valores do negócio, mas reafirmo que Montes Claros receberá nosso 23º centro de distribuição. Além disso, ampliaremos nossa área de atuação, hoje restrita a cerca de 1 milhão de habitantes, para uma região que reúne 3 milhões de pessoas", explicou Lima.

 

De acordo com informações da empresa, a unidade fabril da cidade do Norte de Minas será desativada. Em compensação, o grupo firmou um compromisso com a Prefeitura de Montes Claros, com o objetivo de instalar um centro de distribuição no município. Com isso será possível não só manter, mas aumentar o atual quadro de funcionários. "A idéia é ampliar de 123 para 200 os postos de trabalho, já que vamos atuar em uma área maior", afirmou o presidente da joint venture.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edgard Santos Filho, espera que a empresa respeite o acordo. "Nossa expectativa é que a Santa Clara cumpra o que prometeu. Eles nos garantiram que os empregos seriam mantidos porque criariam um centro de distribuição", disse.

 

Santa Luzia - Lima ressaltou ainda que o grupo pretende fazer outros investimentos no Estado. O primeiro deles em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde é processado o Café Três Corações. "Ampliaremos a capacidade produtiva da planta de Santa Luzia, que passará de 1,5 milhão de toneladas de grãos de café/mês para 4,5 milhões ou 5 milhões de toneladas/mês. Além deste, não temos outros aportes previstos, mas não podemos descartar novos investimentos em Minas", enfatizou. Segundo ele, as inversões na unidade da RMBH estão incluídas nos recursos destinados à compra do Café Letícia.

 

Lima lembrou que o grupo tem uma unidade de beneficiamento de grãos em Varginha, no Sul de Minas, e outra em Manhuaçu, na Zona da Mata. "A unidade de Varginha é toda automatizada. Acredito que seja uma das mais modernas do país", afirmou. Ele explicou que a empresa vai manter o nome Café Letícia, "respeitando a relação já estabelecida com a comunidade da região Norte de Minas".

 

No primeiro quadrimestre, a Santa Clara registrou um crescimento de 13% no faturamento em relação ao mesmo intervalo de 2008. "Nós trabalhamos com um produto que faz parte da cesta básica do brasileiro e, por isso, não sofremos os impactos da crise", disse Lima.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>