Geral
03/09/2020 16:19 - Chocolates continuam sendo uma válvula de escape
De acordo com a análise encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) ao Instituto Kantar, o primeiro semestre deste ano registrou 73% de consumo de chocolate no total de lares, ou seja, o mesmo índice alcançado no mesmo período de 2019.
O consumo do produto ficou concentrado na classe AB (30%) e em shoppers com idade acima dos 40 anos (63%), em lares com filhos (monoparentais 28% e casais com crianças ou pré-adolescentes com 38%). "As embalagens maiores são privilegiadas nesse contexto, pois o perfil de público atual busca os produtos que favorecem as situações de compartilhamento, o que difere da situação pré-pandemia, em que o consumo fora de casa favorecia as porções individuais. A indústria acompanha essas mudanças e possui um amplo portfólio para atender as necessidades do consumidor", explica o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.
A pesquisa mostrou inclusive que dentro da categoria de produtos regulares (como tabletes e bombons, por exemplo), o volume médio de chocolate consumido por lar foi de 3,8 kg, gerando uma retração de 11,8% na comparação com o 1° semestre de 2019. Isso deve ter ocorrido devido à queda geral do consumo fora do lar.
Além disso, a quantidade de vezes em que o consumidor foi ao ponto de venda para comprar chocolate no semestre não apresentou alteração, se mantendo em 4,4 vezes. "Apesar da retração no volume, esperada em função do cenário, o hábito de consumo se mantém, o que é importante para a retomada", completa Fonsêca.
Por conta disso, as indústrias se adequaram à nova demanda e diminuíram a quantidade de chocolates produzidos para 216 mil toneladas, 22% menor do que no ano anterior.
Fonte: Super Varejo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria