Geral
09/06/2009 09:01 - McDonald's mantém forte ritmo de vendas
Jonathan Birchall, Financial Times, de Nova York
O McDonald´s, maior rede de lanchonetes fast-food do mundo, anunciou ontem que maio foi mais um mês de vendas fortes, já que os consumidores da Europa e dos Estados Unidos ainda estão buscando opções mais econômicas para suas refeições fora de casa, em meio à crise.
As vendas globais comparáveis do grupo cresceram 5,1% em maio, sobre o mesmo período do ano passado, puxadas por um aumento de 2,8% das vendas no mercado americano e de 7,6% no europeu. As vendas comparáveis na Ásia tiveram expansão de 6,4%, apesar da fraqueza na China, onde seus restaurantes ao estilo ocidental perdem para a concorrência tradicional e mais barata.
Antes de a recessão atingir os Estados Unidos no ano passado, o McDonald´s já havia conseguido uma recuperação nas vendas após vários anos de desempenho baixo ou em queda. Mas seus negócios se fortaleceram mais no atual cenário, com o crescimento vigoroso da demanda por refeições ligeiras e de preços em conta. Redes de restaurantes mais caros, como Denny´s e Applebees vêm sendo afetadas pela retração do consumo.
O McDonald´s informou que as vendas no mercado americano estão sendo estimuladas pela expansão de suas unidades McCafé, além da demanda por seus sanduíches convencionais e batatas fritas. O projeto dos cafés, que agora está sendo ampliado na Europa, é parte de um esforço para aumentar a frequência nos restaurantes durante a manhã.
O programa McCafé de preços baixos é um dos fatores que estão por trás do esforço da rede Starbucks de reforçar o valor da imagem de seus capuccinos e cafés mais caros, no mais amplo esforço de marketing de sua história. As vendas comparáveis da Starbucks nos EUA vêm caindo desde o começo da recessão.
Apesar do forte crescimento das vendas, a companhia disse que as receitas mundiais em maio, em dólares, caíram 0,4% por causa da valorização da moeda americana, embora as vendas gerais tenham aumentado 7%.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria