Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/05/2020 15:01 - Brasileiro pretende manter nível reduzido de consumo no pós-pandemia, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Industria (CNI) sobre os hábitos de consumo dos brasileiros pós pandemia revela que boa parte das pessoas no país manterão o nível de consumo adotado na pandemia.

Algo entre 50% a 72% da amostra pretende manter, após o término das medidas restritivas, o nível de consumo adotado durante o isolamento, o que pode indicar que as pessoas não estão dispostas a retomar o mesmo patamar de compras anterior à pandemia de coronavírus, de acordo com a CNI.

De cada quatro brasileiros, três disseram que reduziram seus gastos após o início das medidas de distanciamento social. O impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzirem, durante este atual período de isolamento social na maioria dos estados brasileiros, o consumo dos produtos testados.

O estudo investigou 15 setores, sendo que apenas as cestas de produtos de limpeza (68%), produtos de higiene pessoal (56%) e alimentos comprados em supermercados (49%) registraram aumento no consumo.

Do outro lado, as maiores reduções nas compras ocorreram nas categorias de calçados (40%), roupas (37%), cosméticos (32%) e móveis (31%).

Já 42% dos entrevistados justificam a redução de seus gastos pela insegurança quanto ao futuro, 30% por ter perdido ao menos parte da renda e 26% devido ao isolamento em si.

Apenas 23% dos entrevistados não reduziram em nada suas compras, na comparação com os hábitos anterior à pandemia. Dos que fizeram alterações na sua rotina de consumo, 60% afirmaram que a redução é temporária, enquanto 29 % confirmam que adotarão essa postura no futuro.

Pós quarentena


Em relação ao período pós isolamento social, o estudo mostra um aumento da procura no curto prazo (até 3 meses) de roupas (34%) e calçados (31%), produtos que tiveram as vendas mais impactadas negativamente durante a quarentena, dos 11 itens testados durante as entrevistas.

Nas projeções que leva em consideração o período de até um ano após o fim das medidas restritivas, além de roupas (70% das pessoas pretendem comprar nesse prazo) e calçados (66%), despontam móveis (28%), celulares (27%), eletroeletrônicos (23%) e eletrodomésticos (23%), todos acima do patamar de 20% de intenção de compra em até um ano.

Dívidas e medo


A pesquisa aponta que mais da metade da população brasileira encontra-se endividada. Dos brasileiros, 53% estão com contas atrasadas – o percentual é a soma dos 38% que já estavam endividados antes da pandemia e os 15% que contraíram dívidas nos últimos 40 dias, período que coincide com o início do isolamento social.

Destes, 40% afirmam que já estão com algum pagamento em atraso e 57% passou a atrasar suas parcelas nos últimos 40 dias.

O estudo ainda revela outros efeitos da pandemia de coronavírus na vida dos brasileiros. 9 em cada 10 entrevistados, 88% da amostra, consideram grandes os impactos da pandemia de coronavírus na economia brasileira.

Setenta e sete por cento dos pesquisados dizem ter medo de perder o emprego, sendo 44% destes alertaram possuir muito medo. Outro dado preocupante apontado pela pesquisa é sobre a renda mensal do brasileiro, apenas 36 % das pessoas dizem que continuarão recebendo normalmente seu salário ou renda mensal.

Já ficaram sem renda 23% dos entrevistados, enquanto outros 17% tiveram redução parciais nos seus rendimentos mensais – o que significa que 4 em cada 10 brasileiros acima de 16 anos perderam poder de compra desde o início da pandemia.

Realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, o estudo entrevistou por telefone, entre os dias 2 e 4 de maio, cerca 2.005 pessoas com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro no total da amostra é de 2 p.p, com intervalo de confiança de 95%.

 

Fonte: Newtrade

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>