Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/10/2019 12:08 - Produtos naturais a granel são as ‘novas apostas’ do comércio

Muito comum no passado, a venda de produtos a granel está em alta novamente. A moda voltou junto com uma procura maior pela alimentação saudável e está em alta também em Volta Redonda. As lojas que oferecem este tipo de serviço estão crescendo e se tornam boas opções também para quem deseja evitar o desperdício.

 

Há cinco anos no mercado, a comerciante Flávia Carvalho se considera uma das pioneiras da venda a granel na região Sul Fluminense. Proprietária de uma loja de produtos naturais, ela resolveu apostar na opção de oferecer um custo menor aos seus clientes, além de diversificar o seu público.

 

– Quando iniciei há cinco anos, as pessoas tinham a ideia de que loja de produtos naturais era um segmento elitizado. Aí, pensei em mudar isso, pois penso que alimentação saudável deve ser usada por todos os segmentos. Comecei a trabalhar com produtos de boa qualidade e com menor preço e o granel ajudou a trazer um público mais diferenciado. Hoje, eu trabalho com mais de 200 opções de granel e o perfil dos meus clientes é bem diversificado, como atletas, não atletas, pessoas com restrição alimentar, idosos e quem aprecia uma alimentação mais saudável – destaca.

 

Segundo Flávia, para o cliente a venda a granel tem muitas vantagens: o custo é menor e ele adquire um produto 100% natural, sem conservantes e mais fresco. 

– O granel contribui para diversificar o meu público e com isso movimenta ainda mais o varejo da loja, aumentando o faturamento de itens como castanhas, sementes, chás e farinhas, que estão ganhando força na rotina dos brasileiros em sua busca por alimentos mais frescos e naturais – disse.

 

Por outro lado, o granel exige alguns cuidados. Segundo ela, o fator negativo do granel é a sua durabilidade. 

– Mas como temos uma boa rotatividade nas vendas, não há perda de produto. E para manter a boa qualidade, é feito semanalmente uma higienização adequada do produto e todo armazenamento é feito de forma especial – afirma.

 

Para a técnica em enfermagem Tatiana Barbosa, comprar produtos naturais a granel já virou um costume diário. “Compro produtos a granel por ser mais em conta, mais frescos e com mais variedades. Geralmente, eu gosto de comprar farelo de aveia, linhaça, quinua, soja, chá verde com abacaxi e açúcar mascavo. Apesar de não me considerar uma naturalista, gosto de consumir a granel por ser mais natural – declara.

 

A operadora de caixa Juliana de Souza Victor é outra consumidora que também optou por itens a granel. “Costumo ir às lojas de produtos naturais para comprar chás de camomila e erva cidreira e sabonete antialérgico, mas as vezes acabo escolhendo alguns temperos também. A grande vantagem do granel é que como compro na quantidade que preciso, acabo economizando”, afirmou.

 

Consumidor cada vez mais

 

consciente e saudável

 

Segundo a coordenadora do escritório do Sebrae na Região Médio Paraíba, Paola Tenchini, o consumidor está cada vez mais consciente de que a alimentação pode ser o caminho para sua melhoria na qualidade de vida. Por este motivo, ele vai ao encontro de ações que melhorem essa expectativa, seja por meio dos exercícios ou como nos processos de reeducação alimentar. “No caso do produto a granel, ele facilita o processo de diversificação na dieta e permite que o consumidor economize, adquirindo somente a porção conforme a sua necessidade”, disse.

 

De acordo com Paola, o público que consome produtos naturais está intimamente ligado à parcela da população que busca uma vida mais saudável. Os consumidores desse nicho de mercado se assemelham, em sua maioria, no estilo de vida que privilegia a saúde, não tendo relação direta com a faixa etária ou sexo. Por isso, o empreendedor pode agregar valor ao seu estabelecimento por meio de parcerias com outros tipos de negócio que promovam a saúde e o bem-estar, como academias ou clínicas de nutrição e acabam se beneficiando.

 

Fonte: Diário do vale

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>