Geral
18/10/2019 11:57 - Consumidor busca por varejos com marcas mais sustentáveis, diz estudo
Escolher ter marcas sustentáveis no varejo pode ser vantajoso, rentável e ainda ajudar a alavancar sua reputação. Uma pesquisa global da consultoria Gfk apontou que 76% dos consumidores esperam que as marcas sejam comprometidas ecologicamente.
A pesquisa dá um panorama global da situação, mas se isso ainda não for suficiente, um outro estudo publicado pela Euromonitor em 2019 revelou que 20% dos brasileiros se consideram “ecofriendly”, ou seja, compram de marcas que cumprem compromissos contra as mudanças climáticas.
No varejo a ideia não é diferente, muitos consumidores procuram por empresas que ofereçam produtos nesse segmento e que respeitem e contribuam para a sustentabilidade no mercado. Ainda segundo a Gfk, 28% dos cidadãos globais exigem que as marcas tenham a obrigação moral de respeitar o meio ambiente.
Segundo a diretora executiva do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), Patricia Cotti, hoje o consumidor está mais exigente com o que consome e procura por marcas e produtos de qualidade, que respeitem e beneficiem o meio ambiente. “A preservação ecológica ganhou muito destaque nos últimos tempos e é normal que os consumidores também criem esse comprometimento”, comenta a diretora.
O varejo está cada dia mais percebendo essa mudança no perfil do consumidor e modificando seu jeito de fazer negócio. Hoje entregar produtos e serviços mais sustentáveis pode, inclusive, levar a uma fidelização do cliente. “Para fidelizar o consumidor e criar esse ciclo de confiança, a marca precisa apresentar práticas que realmente mostrem ao consumidor que eles estão do mesmo lado, trabalhando juntos e que possuem o mesmo objetivo”, explica Patrícia.
Nessa direção, muitas varejistas apostam nas métricas de benchmark de sustentabilidade como referência para adotar boas práticas de preservação da natureza. Assim, conseguem desenvolver operações mais assertivas nas lojas da marca e contribuir para um setor comercial mais limpo e sustentável.
Fonte: No Varejo
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria