Geral
17/10/2019 11:21 - Menos de 5% dos brasileiros são leais no consumo, revela pesquisa
O novo levantamento da Nielsen Brasil, divulgado nesta quarta-feira (16), revelou que menos de 5% dos brasileiros são de fato leais a produtos, marcas e canais varejistas.
“Com o consumidor cada vez menos fiel, são as marcas líderes que estão sendo mais impactadas, perdendo a preferência”, disse a empresa de mensuração e análise de dados.
A pesquisa ainda mostrou que 42,8% dos brasileiros amam experimentar coisas novas, tornando-se menos apegados ao que já conhecem. Apenas 19,8% tendem a ter uma marca favorita.
“Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas de produtos de consumo ou formatos varejistas”, comentou Cristina Alvarenga, líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil.
Mercado competitivo
Segundo Alvarenga, o ambiente de consumo está mais competitivo. O número de lojas cresceu 15% entre 2011 e 2019, e as marcas consolidadas estão lutando cada vez mais para se destacar.
O levantamento mostrou que marcas desenvolvidas perderam mais repetidores do que a média, 52,2% contra 44%.
No total das cestas medidas, 68,3% das principais marcas perderam penetração, com movimento mais acentuado em produtos de Higiene & Beleza (85%), Alimentos (75%) e Limpeza (71,4%). Apenas em Bebidas houve percentual maior de marcas líderes ganhando penetração (58,8%).
Uma saída de reversão de quadro é dedicar mais tempo para incluir objetivos de regionalização nas estratégias da marca, comentou a Nielsen. Em 30% das categorias analisadas, marcas líderes nacionais perderam relevância local.
O e-commerce também pode impulsionar uma marca. A pesquisa revelou que oito em cada dez consumidores comprariam mais em lojas online se o programa de benefícios fosse atrativo.
Fonte: Money Times
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria