Geral
05/09/2019 11:45 - 1 em cada 5 brasileiros já comprou um produto orgânico, diz estudo
A produção e o mercado de produtos orgânicos já ultrapassaram as fronteiras das plantações e propriedades agrícolas até à mesa do brasileiro. Uma em cada cinco famílias já comprou algum produto de origem orgânica, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis).
O estudo Consumidor Orgânico 2019 mostrou que 19% dos brasileiros consomem algum produto orgânico e 35% da população consumiu produtos orgânicos nos últimos seis meses. Dos entrevistados, 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos, com maior percentual de consumo registrado na região Sul, 48%, seguido do Sudeste, com 42%.
A primeira pesquisa Organis, em 2017, registrou aderência de apensas 15% dos consumidores aos orgânicos.
“Constatamos que 1 em cada 5 brasileiros consome algum produto orgânico, com frequência média de três vezes por semana, em especial hortifrutis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar orgânico”, explica Ming Liu, diretor do Organis.
Fatores
Entre os aspectos levados em conta na decisão de compra de orgânicos pelo brasileiro, 84% dos entrevistados adquirem produtos de origem natural por conta da saúde; característica do produto e proteção ao meio ambiente aparecem em segundo e terceiro lugar, com 30% e 18% da opinião.
Uma mudança significativa, segundo Liu, observada na pesquisa foi o salto de 1% para 7% da aquisição de produtos orgânicos influenciada pela mudança de estilo de vida do consumidor.
O preço dos produtos orgânicos ainda pesa na decisão de compra para 75% dos entrevistados, mas a pesquisa aponta que para 48% dos que consomem essa diferença é justificada. Outro fator apontado pelo estudo é o local de compra desse produto. Segundo o levantamento, 87% dos brasileiros compram orgânicos em feiras livres, seguido dos supermercados, com 61%. Somente 1% adquirem os itens via e-commerce.
Mudança
Mas o que pode influenciar o consumidor a adquirir produtos orgânicos? De acordo com Ming Liu, a falta de informação e conhecimento ainda atrapalha a difusão da ideia do consumo desse tipo de item.
“A educação do consumidor é a chave do sucesso. O consumidor precisa dessa informação, que também precisa estar disponível. Nosso foco é sempre oferecer essa oportunidade, falar mais sobre produção, o quanto é produzido, o que é produzido e o que ele também pode comprar e trazer de benefício para a saúde dele, prevenção e qualidade de vida”, comenta Liu.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pela Brain Bureau de Inteligência Corporativa e entrevistou 1.027 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Goiânia e Brasília. Dos respondentes, 56% era mulheres e 44% homens, entre 18 e 40 anos.
Fonte: Consumidor Moderno
Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria