Geral
22/05/2009 12:52 - Trio se reestrutura e visa a novos segmentos de mercado
Embora não tenha parado de crescer e investir, a United Mills, mais conhecida pelas barras de cereais Trio, ficou praticamente fora da comunicação nos últimos dois anos para se reestruturar. Agora, aos 19 anos, a fabricante de alimentos se volta ao mercado com gestão profissionalizada, capacidade de produção maior e pronta a levar sua marca para novos produtos.
"Agora que estamos com a casa arrumada, vamos fortalecer a distribuição e comunicação. O próximo passo serão outros segmentos. Possuímos uma marca forte, aliada a saúde e sabor, e temos que usar isso", disse André Parodi, presidente da United Mills, que os gestores preferem chamar de Trio Alimentos.
Em um mês a empresa já deve anunciar o primeiro lançamento do novo portfólio, mas não adianta qual será. Parodi afirma, entretanto, que, até o próximo ano, a Trio já estará servindo de marca também a bolachas, chocolates e salgadinhos, todos vinculados ao conceito de saudabilidade sobre o qual a empresa se ergueu. Estes devem ser os primeiros produtos da Trio desvinculados dos grãos de cereais que hoje compõem seu portfólio, formado também por cereais matinais e barras de proteína .
Lançada em 1998, a barra de cereais Trio foi a segunda a chegar ao mercado brasileiro (depois da Nutry, da Nutrimental), e teve o crescimento embalado pelo interesse cada vez maior por alimentos saudáveis. Sua rede de distribuição, que no início estava restrita a farmácias e academias, chega hoje a todo o país. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado de barras de cereais movimentava R$ 70 milhões em 2000. Em 2008, chegou a R$ 250 milhões.
A Trio faturou R$ 90 milhões em 2008, com um crescimento de 25% ao ano - ritmo que deve se manter em 2009, para quando prevê um faturamento de R$ 109 milhões. "Chegamos a sentir um certo receio com a crise em outubro, com os varejistas adiando compras. Mas logo as prateleiras ficaram vazias e tiveram que ser repostas", disse. "Em uma crise, o consumidor para de comprar carro, ou eletrodoméstico. Não será uma barrinha de R$ 1 que afetará os gastos."
Foi por essas e outras que a Trio usou os últimos dois anos para se reestruturar. Investiu em modernização e eficiência em sua fábrica, localizada em Sorocaba (SP), teve um ganho de 50% em produtividade e deixou as instalações prontas para rodarem os futuros produtos planejados.
Apesar do nome, a United Mills é uma empresa brasileira, nascida em 1990 em São Paulo, de uma idéia de Parodi e seu sócio, Jorge Gonçalves, que faziam representação de vendas para a indústria alimentícia. A parceria virou uma pequena fábrica de flocos de cereais, fornecidos para produtoras de chocolate.
Só em 98 o empreendimento passou a fazer produtos direto para o varejo. Foi quando a empresa arriscou as primeiras linhas de cereais matinais, as ainda pouco conhecidas (e pouco apreciadas) barras nutritivas e criou a marca Trio. "Na época era um mercado só com multinacionais, por isso o nome ‘United Mills’. No futuro temos a idéia de ficar só como ‘Trio Alimentos’ mesmo", disse Parodi.
Foi a partir dali que a United Mills deu impulso para o salto que a levaria da pequena fornecedora de flocos, cujas vendas anuais não chegavam a R$ 3 milhões, para uma concorrente de peso prestes a completar R$ 100 milhões.
Veículo: Gazeta Mercantil

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria