Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

18/06/2019 10:55 - Varejo regional ganha mais força com as festas juninas nas periferias

Diante da expansão das festas juninas em regiões periféricas dos grandes centros urbanos, redes varejistas elevam os estoques de produtos e elaboram diferentes ações nos pontos de venda para aumentar o faturamento durante o período comemorativo.

 

“Nesse período de festas juninas, algumas de nossas unidades registram um desempenho maior em relação às outras. Nas operações localizadas em regiões periféricas, por exemplo, o crescimento no volume de vendas costuma chegar a 50%”, explicou o proprietário da rede varejista Supermercados Mundial, Pedro Paulo Reis, lembrando que o avanço de vendas em bairros de maior poder aquisitivo tradicionalmente é de 20% em junho.

 

De acordo com o executivo, nos últimos anos houve um “aumento significativo” de festas juninas nesses locais – o que impulsionou a aposta da rede sobretudo em produtos como canjica, ervilha, doces. “Essas categorias aumentam cerca de 50% o volume de vendas”, complementou o executivo. Atualmente, sete das 19 unidades da rede varejista estão localizadas em regiões periféricas da cidade do Rio de Janeiro.

 

Segundo um levantamento realizado pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), a expectativa do comércio carioca é de um incremento de até 2,5% nas vendas até o fim do mês de junho. A pesquisa realizada com 250 lojistas ainda aponta que o preço médio das compras será em torno de R$ 120,00 e os consumidores devem utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, dinheiro, cartão de débito, cheque e crediário.

 

Nessa mesma linha, o sócio-diretor da consultoria em varejo Azo Negócios, Marco Quintarelli, o caráter regional das festas junina tem se fortalecido nos últimos anos e, consequentemente, permeando mais os bairros de menor poder aquisitivo. “Especificamente no Estado do Rio de Janeiro esse movimento tem ocorrido com maior intensidade. Nesse período de junho, muitos varejistas estão adaptando o sortimento de produtos e marcas conforme a proximidade com festas juninas em bairros com a maioria dos consumidores das classes C, D e E”, complementou.

 

De acordo com o especialista, esse período também pode ser encarado como uma oportunidade das redes de varejo alimentar agregarem valor ao produto e, consequentemente, elevarem o tíquete médio dentro dos negócios.

 

“Existe a possibilidade do comerciante investir em um estoque com produtos complementares aquele item típico das festas juninas, como por exemplo a paçoca ou outras variações de alimentos feitos com amendoim”, argumentou.

 

Ainda de acordo com ele, outra estratégia que vem sendo utilizada em muitas redes é a composição das gôndolas com refeições e pratos semi-prontos para o consumo. “A comodidade dessa categoria de produto tem se tornado atrativa para o consumidor, sobretudo nesse período de muitas festas”, diz Quintarelli.

 

Outro exemplo de rede varejista que prevê um aumento no volume de vendas para o mês de junho é a Cooperativa de Consumo. “Estamos entrando com uma campanha de incentivo para que os funcionários das nossas lojas que tiverem o maior desempenho no período ganhem um vale compras para os produtos típicos. Em relação ao ano passado, nossa expectativa é de incremento nas vendas da ordem de 12%”, argumentou o gerente comercial da rede Éder Fernandes.

 

Assim como o dono da rede de supermercados Mundial, Fernandes afirma que percebe um movimento mais forte por parte de regiões periféricas na realização de festas juninas. Porém, ele destaca que a estratégia do negócio permeará de forma “uniforme” todas as 32 lojas da rede – localizadas na cidade de São Paulo e também interior do Estado.

 

“Conforme ocorre tradicionalmente, nossos parceiros da indústria fazem ações nos pontos de venda, com foco especificamente na divulgação de produtos como amendoim, pipoca e doces de época”, explicou ele, lembrando que o tíquete médio aumenta 7% nesse período do ano.

 

Na outra ponta

 

Uma das fabricantes brasileiras que consideram o período de junho como fundamental para os negócios é a Dadinho, que prevê crescimento de 42% no volume de vendas até o final de 2019. “Desde 2016 começamos a diversificar nosso portfólio de produtos inserindo também opções de doce à base de chocolate, como por exemplo bombons e wafer”, diz o diretor de marketing da marca, Anderson Siqueira.

 

Ainda de acordo com ele, a empresa tem buscado parcerias com distribuidores para além das Regiões Sul e Sudeste do País. “Embora nossa presença seja mais forte nesses locais, pretendemos também entrar em outros mercados que antes não eram explorados”.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>