Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/05/2019 11:17 - Marcas precisam repensar as maneiras de chegar ao cliente

 

Diante de um consumidor cada vez mais exigente e único, as marcas precisam começar a avaliar melhor o perfil dos modelos escolhidos para peças publicitárias. Um estudo da Kantar aponta que 71% dos homens não se sentem representados pelos comerciais, cifra que sobe para 76% quando avaliado apenas mulheres.

 

“A mudança de comportamento é reflexo de grandes transformações sociais, e tende a crescer. A internet, a alta concorrência, o olhar orgulhoso para a própria origem e o empoderamento são alguns dos fatores determinantes para essa maior resistência a aceitar o padrão imposto pelas marcas”, diz a professora de publicidade e propaganda, Cida Lopes.

 

E o estudo da Kantar caminha exatamente nesta direção. Além de não se sentir bem tratados pelas marcas, o direcionamento da comunicação para um gênero, ou outro, também tem sido cada vez mais mal visto.

 

Segundo o levantamento, na categoria de produtos de limpeza, por exemplo, as mulheres são 89% do target das comunicações, 85% em alimentos, 76% em higiene pessoal; no entanto, 80% dos homens também são decisivos de compra de supermercado, junto com 91% das mulheres.

 

“Algumas marcas já estão em mudança de rota e posicionam-se bem, mas ainda há muito a ser feito”, analisa a líder da área de mídia & digital da Kantar e responsável pela condução da análise no Brasil, Maura Coracini.

 

De acordo com ela outro exemplo são as campanhas de cerveja. Apesar do volume de consumo ainda ser maior entre homens, as mulheres gastam mais que eles por ocasião de compra, especialmente de classes sociais mais altas. “Embora pareça óbvio, é importante endereçar nas campanhas as mudanças sociais que estão acontecendo. Hoje temos uma nova configuração na sociedade – elas estão trabalhando mais fora de casa, tem filhos mais tarde e formam famílias menores.”

 

Autoestima e poder

 

Tentando avaliar o perfil dos consumidores e quais gatilhos melhoraram, ou pioram a percepção de si quando olham um comercial, a pesquisa da Kantar é esclarecedora: quando perguntado para os consumidores se as marcas estão ao seu lado ou contra – no setor de beleza, por exemplo, mesmo mulheres com autoestima mais baixa têm a percepção de que a marca está ao seu lado. No entanto, categorias que têm um legado de trabalhar comunicações estereotipadas e/ou não se posicionaram sobre a questão de gêneros, possuem grande oportunidade para fazer reformas em suas comunicações, começarem a transformar de forma positiva a percepção feminina sobre a marca e ganhar market share.

 

De acordo com a especialista, a análise indica caminhos como considerar as opiniões mais extremas dos seus consumidores (empatia é fundamental), atender às necessidades masculinas e femininas e posicionar a marca como relevante para todos. “É necessário criar para todos, mas é importante tomar muito cuidado para não levantar uma bandeira se, na prática você não pode carregar – ou seja o discurso deve estar alinhado com a prática. A sociedade mudou e nós, profissionais de marketing, temos que mudar também”, finaliza Maura, líder da área de mídia & digital da Kantar.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>