Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/04/2019 11:15 - Vendas a prazo na Páscoa têm alta de 1,29%

As vendas a prazo relacionadas ao período da Páscoa avançaram 1,29% este ano, na comparação com a data em 2018, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O aumento tímido reverte a retração do ano passado, mas ainda segue distante de recuperar as perdas acumuladas desde 2011.

 

Os dados, que foram levantados em parceria da entidade com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), compilou compras realizadas entre os dias 14 e 20 de abril e aponta que em 2018 as vendas haviam recuado 0,34%, após crescer 3,34% em 2017. Já entre os anos de 2015 e 2016, as vendas no período acumularam queda de -2,24% e -13,34%, respectivamente.

 

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a alta deste ano é um sinal positivo para a retomada do crescimento do varejo , mas é pouco para sustentar um incremento mais robusto do setor neste ano. “O resultado é um alento para o varejo, mas não basta para retornarmos ao patamar de crescimento anterior a recessão. A páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo deste ano”, afirma Pellizzaro Junior.

 

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil e da CNDL, os produtos mais procurados para a Páscoa seriam os tradicionais ovos de chocolates industrializados (61%), caixas de bombons (50%), ovos de páscoa artesanais e caseiros (38%), barras de chocolate industrializadas (33%) e artesanais (25%), colombas pascoais (13%) e bebidas, como vinho (13%). A expectativa dos lojistas era fortalecer o volume de vendas, para o caso de cair o tíquete médio do consumidor para a data.

 

Ovos caseiros e promoções

 

Na avaliação do consultor em varejo Giovanni Lontra, uma das explicações para esse comportamento tímido do brasileiro nas compras está relacionada a uma mudança do comportamento do consumidor, tanto no que diz respeito a compra de produtos artesanais, quanto a compra de ovos antes do período analisado pela CNDL e Boa Vista.

 

“Geralmente quem faz ovo em casa para revender não aceita crédito, e como há um movimento forte do brasileiro de desviar de itens industrializados, há grandes chances de que esse mercado ‘informal’ tenha apresentado incremento neste ano”, avalia ele.

 

Outro hábito trazido na crise e que também deve ter sido utilizado na compra dos produtos relacionados à Páscoa, para além do chocolate, é a busca por promoções.

 

“O brasileiro aprendeu na crise, e na Black Friday, a comprar com antecedência. Com a Páscoa caindo em março, boa parte dos clientes tiveram fevereiro inteiro para encontrar boas oportunidades, principalmente nos atacarejos, tanto para o almoço quanto para os presentes”, disse ele.

 

Para o dia das mães, a tendência é que o brasileiro siga cauteloso, evitando compras a prazo, mas não descartando gastar mais caso haja promoção. “O varejista precisa fisgar o consumior muito antes da data comemorativa, está é uma das principais mudanças no hábito de compras que a era digital proporcionou”, diz.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>