Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

26/02/2019 11:33 - Empresas investem no setor de higiene

A indústria tem investido no mercado de higiene e cuidados pessoais e quer diversificar o portfólio para ganhar market share. Prevendo crescimento do consumo nestes segmentos, empresas estão ampliando a produção local.

 

Em entrevista exclusiva ao DCI, a Sanfarma revelou um investimento de mais de R$ 2 milhões em sua fábrica em Americana (SP) para nacionalizar a produção de hastes flexíveis da marca. “Este mercado é realmente muito grande no Brasil e queríamos ter um produto mais competitivo, o que só é possível se abraçarmos a fabricação em casa”, explica o diretor comercial da Sanfarma, Luciano de Biagi.

 

Atualmente, a companhia produz 2,5 milhões de unidades do produto por ano. Com os investimentos em infraestrutura e maquinários, a previsão é de que o volume passe para 5 milhões até o próximo ano.

 

O executivo conta que a empresa avaliou um potencial mal aproveitado, em função da importação da matéria-prima. “Passamos a produzir por maior competitividade. Avaliamos diversas oportunidades no mercado de homecare, segmento que passamos a atuar desde o ano passado.”

 

Biagi afirma que a empresa teve crescimento de 23% em 2018, totalizando um faturamento de R$ 36 milhões. “A crise não nos afetou, crescemos acima do mercado.” Mas ele avalia que a variação cambial afetou a operação da companhia. “Não fizemos todo o repasse, reduzimos as margens. Quando se trabalha com commodities, ocorre essa pressão.”

 

Para 2019, a previsão é de crescimento de 20% a 25%. “É um número desafiador, pois no ano passado estávamos entrando em um novo segmento e tivemos a participação de novos clientes. Agora, vamos trabalhar em um mercado mais maduro”, ressalta Biagi.

 

O executivo afirma que a empresa pretende ampliar o número de pontos de vendas. “O nosso principal foco é no varejo farmacêutico, mas também vamos ter maior presença no varejo alimentar e de cosméticos.” Hoje, a Sanfarma atua em 80 mil pontos de venda no varejo farmacêutico.

 

Lançamentos

 

O presidente da Sunstar Brasil, Luiz Tavares, conta que o mercado de higiene bucal teve crescimento entre 2% a 4% em 2018. “Enquanto isso, a Gum, nossa marca no segmento, cresceu acima de 90% nos últimos três anos.”

 

Em 2019, a empresa possui como meta aumentar a representatividade do mercado brasileiro em sua operação na América Latina. “Queremos que o Brasil chegue a 15% de participação regional da companhia”, revela o executivo. “Para o setor como um todo, o Brasil representa 45% do mercado regional. Isso mostra que ainda temos bastante espaço para crescer”, assinala.

 

Para Tavares, o crescimento da Gum acima do mercado se sustenta pelo volume de lançamentos. “Trazemos inovações todos os anos, como produtos licenciados para o público infantil para estimular a higiene nessa faixa etária.”

 

Em 2019, a previsão é de cerca de 10 lançamentos. Sem produção local, a Gum atua através de importações. “A variação cambial deixa o negócio desafiador, mas por conta desse volume, conseguimos minimizar o efeito”, explica.

 

Tavares acredita que o câmbio estará mais estável em relação ao ano passado.

 

Com base no crescimento previsto para a economia do País entre 1,5% a 3%, ele espera que a retomada econômica traga mais oportunidades. “A perspectiva é que o mercado de higiene cresça de 2% a 4%, um pouco acima do PIB. Em momentos de recuperação, abre-se espaço para novos produtos, de categorias que ainda não estão saturadas no Brasil”, avalia Tavares.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>