Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

08/08/2018 11:07 - Lojistas criam formas para convencer o cliente a gastar mais no Dia dos Pais

Após acumular queda de 8,4% das vendas no Dia dos Pais nos últimos três anos, o varejo está projetando aumento de 2,5% no volume de itens comercializados para a data comemorativa de 2018. Embora as perspectivas sejam otimistas, lojistas se preparam para receber um consumidor menos propenso a gastar.

 

Os números fazem parte de um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), que projeta movimentação de R$ 5,4 bilhões na data. Do montante, a maior fatia ficará nos supermercados, que abocanhará cerca de R$ 2 bilhões. Na sequência aparecem as lojas de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, que devem movimentar R$ 781,1 milhões.

 

“Para esse período, a tendência é de que as famílias preservem seu orçamento com gastos em segmentos onde não haja variação expressiva de preços, concentrando também as comemorações dentro de casa”, disse ao DCI o economista da CNC, Fábio Bentes.

 

Ainda de acordo com ele, a evolução de preços para o período – estimada em 1,8% – evidencia a dificuldade do varejista de repassar os preços ao consumidor com orçamento restrito.

 

Na mesma perspectiva, a sócia-diretora da consultoria de varejo Blue Numbers, Camila Pacheco, diz que – mesmo com alta de 3,1% em 2017– o setor ainda está longe de recuperar as perdas acumuladas entre os anos de 2015 e 2016. “Acredito que o cenário só deva apresentar sinais de melhora após as eleições presidenciais e, uma recuperação realmente efetiva, depois do primeiro semestre de 2019.”

 

Segundo a consultora, o consumidor deve manter uma postura mais cautelosa sobre compras mais arrojadas para o período, em virtude do ambiente de instabilidade econômica. “O fato da inflação estar abaixo da meta do governo é algo bom, mas o patamar que os preços alcançaram nos últimos anos está muito alto e, junto com isso, vemos aumento no índice de desemprego e parte da população endividada”, lembra.

 

Garantindo o cliente

 

Para estimular o consumo na data, os administradores de shopping centers têm se mostrado cada vez mais inventivos. Esse processo se dá em um momento em que a concorrência com as vendas online também preocupa o setor.

 

“Procuramos trabalhar também com o lazer, entretenimento e investir em um lugar atraente para os pais e crianças”, afirmou o gerente de marketing do Santana Parque Shopping, Marcos Maltes.

 

Segundo ele, no final de semana do Dia dos Pais, o empreendimento vai receber uma feira de cervejas artesanais e um evento do mercado de pets – “voltado para um público multifacetado”.

 

Sem revelar estimativas reais de crescimento, Maltes diz que essa estratégia vem se fortalecendo desde 2017 e que, das 180 lojas do empreendimento, apenas 15 negócios estão focados em campanhas promocionais do Dia dos Pais.

 

Com uma visão estratégica diferente, o gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Danilo Senturelle, acredita no potencial das promoções e sorteios de motocicletas para impulsionar as vendas ao longo do mês de agosto.

 

“Fizemos uma grande pesquisa e chegamos a conclusão de que o sorteio de uma moto da BMW acabaria puxando para cima o tíquete médio”, explicou. Segundo ele, existem estimativas de que o fluxo de pessoas no shopping para esse final de semana cresça 12%; ao passo que os ganhos no mês seja 10% maior que em julho.

 

“Começamos a preparação para o Dia dos Pais no dia 26 de julho. Acredito que o tíquete médio deva chegar em torno de R$ 300”, diz Senturelle. Segundo o executivo, o movimento de liquidação promovido pelo shopping, que ganhou o nome de Julho Black – corrobora com a previsão de crescimento, uma vez que das 140 lojas no mall, 40% estão focando em promoções no período.

 

Fonte: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>