Geral
07/05/2009 13:39 - Varejo local estima expansão de vendas
Mesmo com a crise, lojistas devem ter motivos para comemorar os resultados das vendas para o Dia das Mães. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) o faturamento do setor deve subir entre 5% e 6% nessa data. O gasto médio com presentes deve ser de R$ 68. Entre os produtos mais procurados, o sindicato aponta calçados, artigos de vestuário, flores e perfumes.
O presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto de Moraes, aconselha os consumidores a não deixarem as compras para a última hora. “É melhor evitar atropelos”, diz. Segundo ele, a venda de eletrodomésticos deve ser superior à do comércio em geral. Moraes estima uma expansão entre 12% e 15% dos resultados desse ramo do varejo local por conta da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O benefício concedido pelo governo federal animou os comerciantes de todo o país. As maiores redes do varejo brasileiro esperam por vendas até 40% superiores neste Dia das Mães em relação ao ano passado. O crescimento será puxado por geladeiras, máquinas de lavar, fogões e tanquinhos, itens recentemente contemplados pela redução do IPI. A expectativa é de que o aumento no fluxo de consumidores à procura dos produtos da linha branca alavanquem ainda a venda de outras mercadorias.
O Grupo Pão de Açúcar ampliou as compras e as negociações com a indústria para a encomenda de itens da linha branca com IPI reduzido. A companhia diz esperar por um crescimento de até 40% dessas mercadorias em comparação com o mesmo período de 2008. No Carrefour, a previsão é de que o departamento de eletrodomésticos registre vendas até 35% superiores. A rede Wal-Mart aposta em expansão de até 35% nas vendas desses produtos.
Apesar dos preços convidativos de muitos eletrodomésticos, sondagem feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2 mil domicílios mostra que o percentual de quem planeja gastar menos com presentes para o Dia das Mães subiu de 28% para 32,9% de abril do ano passado para igual mês deste ano. No mesmo período, caiu de 14,0% para 9,7% o percentual de pesquisados que estimam gastar mais com presentes para a data.
O preço médio para o presente deste ano também é 2,9% mais baixo do que o apurado em igual data no ano passado, sendo que, em 2008, os consumidores estimavam uma alta de 5,9% no presente para o Dia das Mães em relação aos gastos com a mesma data em 2007.
O número
Bons resultados - Lojistas preveem até 6% de aumento no faturamento
Veículo: Correio Braziliense

Veja mais >>>
25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria