Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

25/07/2018 11:28 - Via Varejo reverte prejuízo em lucro e abre caminho para unificar operações

Após reverter um prejuízo de R$ 85 milhões do segundo trimestre de 2017 para um lucro líquido de R$ 20 milhões no mesmo período deste ano, a Via Varejo vislumbra maior alavancagem das vendas por meio do lançamento de novo aplicativo e um sistema de unificação operacional, batizado como Via+.

 

“Nesse segundo trimestre, demos um passo importante do nosso novo sistema de loja Via+, considerado como uma alavanca fundamental na integração entre o nosso modelo de remuneração, nosso catálogo online e ferramenta de CRM”, afirmou o diretor-presidente da Via Varejo, Flávio Dias.

 

De acordo com ele, a companhia já iniciou o processo de esgotamento de estoque do sistema antigo e, nas próximas semanas, as marcas controladas pela Via Varejo – como Ponto Frio e Casas Bahia – vão operar dentro de uma única plataforma. “Isso vai nos ajudar na eficiência dos processos e no avanço em direção à omnicanalidade”, argumentou o executivo.

 

Dias lembrou também que a possibilidade de “avançar com o crediário no catálogo do canal online” é um segundo ponto fundamental do novo sistema de integração. Com isso, a varejista tem a expectativa de “inserir” uma faixa da população no mercado virtual – por meio dos aplicativos e site da empresa. Ainda sobre o conceito de omnicanalidade, Dias afirmou que houve participação de 30,7% do modelo Retira Rápido – o qual o usuário compra o produto online e pode retirá-lo no ponto físico mais próximo – nas vendas totais da varejista. No mesmo período do ano passado, esse número girava em torno de 20%.

 

Os níveis de desempenho do negócio também foram beneficiados pela eficiência do novo formato denominado como “loja hub”. Esse novo modelo foi responsável pela redução em até 80% do tempo de entrega da mercadoria ao cliente e, consequentemente, também corroborou para reduzir os custos dos serviços de entrega.

 

Já no que diz respeito às operações físicas, houve a abertura de onze novas lojas no segundo trimestre de 2018 – sendo que dez estão no formato smart e uma como quiosque. “Em função do desempenho obtido com esse modelo de quiosque, iremos acelerar a operação desse negócio ainda este ano”, afirmou Dias.

 

Análise de dados Estoques

 

Outro aspecto destacado pelo executivo diz respeito à compilação de dados do perfil de compra dos consumidores. “Sugerimos produtos com a maior probabilidade de compra para cada cliente. Incluímos na nossa análise transações, produtos, preços e estoque processados nos últimos cinco anos”, afirmou ele, mencionando que o banco de dados irá ser atualizado por meio de 120 fontes externas e internas de informação.

 

Na mesma linha de raciocínio de Dias, o diretor-executivo de gestão de pessoas da varejista, Paulo Naliato, afirmou que os investimentos nas plataformas online também estão voltados para uma melhora na jornada do cliente – como por exemplo recomendações da compra de produtos baseada no histórico e frequência de compra do usuário. Segundo ele, a comunicação com o cliente se dará também por meio de geolocalização e fluxo dos consumidores dentro dos pontos físicos.

 

“Há também expectativas de ganhos nas lojas físicas, permitindo compreender os motivos de abandono de carrinhos. Pretendemos reduzir o tempo de conclusão das compras”, explicou Naliato.

 

Em relação ao nível de estocagem de mercadorias no período e como esse fator auxiliou no desempenho do negócio, o diretor-executivo de finanças, Felipe Negrão, diz que houve três fatores principais para que o armazenamento estivesse alto. “O primeiro deles diz respeito a tendência que observamos de aumento do dólar; o segundo ponto tem a ver com a expectativa de redução de fornecedores para o segundo semestre; e o terceiro motivo é que as vendas no período foram menores”, diz. 

 

Ele também diz que, em razão da Copa do Mundo, as compras de celulares caíram, mas que, para esse semestre, as estimativas de vendas nessa categoria melhoraram.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>