Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

06/05/2009 11:28 - Trigo mais barato faz Barilla reduzir preços em 10%

A maior fabricante mundial de massas alimentícias resolveu repassar a redução de preço do trigo para o consumidor. Por isso, desde o início do ano, a italiana Barilla vem remarcando para baixo o preço final de seus produtos. "Nos já reduzimos nossos preços finais em 10% seguindo a redução da cotação dos grãos", disse Massimo Potenza, diretor-executivo da Barilla, ontem, em Milão.

 

O preço do trigo duro - usado para fazer massas - caiu cerca de € 200 a tonelada depois de ter atingido uma alta recorde no ano passado. Hoje, conforme informações divulgadas pela Barilla, mesmo com a queda, o preço do trigo duro ainda está 25% acima das cotações médias registradas em 2006.

 

O problema é que a baixa de preços ainda não foi suficiente para compensar a alta de 30% que a Barilla promoveu durante o ano passado. O reajuste médio de mercado, conforme a Unipi - autoridade italiana que regula esse mercado - ficou em 20,5%.

 

"Por isso vamos manter esse movimento de baixa até julho", disse Potenza. "Aí poderemos ver o que vamos fazer, dependendo das condições do mercado consumidor", acrescentou. Conforme a empresa, os aumentos acima da média feitos no ano passado foram necessários para manter a saúde financeira da fabricante de macarrão. A companhia divulgou que seu lucro líquido cresceu para € 85 milhões em 2008 ante os € 73 milhões de 2007.

 

A Barilla - empresa familiar não cotada em bolsa - fabrica cerca de 1 milhão de toneladas de massas ao ano. Mas no ano passado, a empresa produziu menos que em 2007. Incluindo também a divisão de molhos e produtos de panificação, o total produzido ficou em 2,71 milhões de toneladas. Um ano antes, esse total ficou em 2,79 milhões de toneladas.

 

Guido Barilla, presidente da companhia, disse que a meta da fabricante para este ano é se concentrar mais no negócio de massas. Há rumores de que a companhia poderia vender a divisão de panificação para o grupo alemão Kamps. Mas essa possibilidade foi rechaçada por seus executivos durante a entrevista à imprensa ontem.

 

O consumo mundial de massas, segundo Potenza, está estável ou até ligeiramente maior. Segundo ele, há países em que os consumidor têm o costume de comer mais massas em época de crise, uma vez que esse alimento é considerado barato e dispensa outros acompanhamentos para a refeição.
 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>