Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

21/06/2018 10:33 - Lojista por necessidade deve se reinventar para sobreviver

 

O número de brasileiros que empreenderam para driblar a dificuldade de colocação no mercado de trabalho disparou na crise. Em 2017, 43% das empresas com menos de três anos foram abertas por necessidade – em 2014, o percentual era 29%. Nesse cenário, varejistas devem pensar em boas práticas de gestão para garantir que o sonho e ser o próprio chefe não vire pesadelo.

 

“Quando não há espaço para absorção no mercado e trabalho, abrir o próprio negócio parece a melhor saída, e atuar no varejo é muito comum”, afirma o professor de empreendedorismo e especializado em negócios de necessidade pela Universidade São Paulo (USP), César Pinto. Segundo uma pesquisa do Sebrae, ao início de 2017, 11 milhões de empreendedores há menos de três anos disseram ter empreendido por falta de opção.

 

“Os negócio por necessidade envolvem o menor custo possível e retorno mais rápido, e isso pode ser um tiro no pé”, diz o professor, ressaltando que, além de problemas contábeis, muitas não sabem prever demanda, precificar e formar estoque.

 

“Não adianta ir até o Brás [Bairro de São Paulo] para comprar roupas e tentar revender na marra. Muitas vezes a falta e profissionalização joga o empreendedor em uma situação financeira pior do que ele tinha antes de resolver abrir o próprio negócio”, alerta o acadêmico.

 

Um exemplo de empreendedor por necessidade é Renata Brasil. Formada em administração, Renata perdeu o emprego em 2013, e depois de procurar recolocação por mais de um ano, resolveu abrir um negócio próprio.

 

“Decidi trabalhar com a venda de roupa e acessórios porque era o mais viável. Tirando as noções de administração de empresa, não sabia nada sobre varejo. E meus dois primeiros anos foram muito difíceis”, relembra.

 

O ponto de inflexão da empreendedora foi, justamente, a capacitação específica para varejo. Em 2015 Renata fez uma série de cursos que iam desde gestão de estoque até controle de folha de pagamento. “Hoje a margem das minhas vendas é o dobro do que era em 2013. Esse tipo de coisa não se aprende sozinho.”

 

Melhores práticas

 

Foi justamente a busca por melhores práticas que puxou a demanda por cursos na Escola Sorvete. Com um projeto que abarca desde a produção do produto até a gestão de uma loja, a escola registrou incremento de 50% na demanda nos últimos anos.

 

Segundo o chef sorveteiro Francisco Sant’Ana, que administra os cursos, o público da escola é variado, mas a busca é similar: alternativas de renda. Para atender essa alta demanda, a empresa aderiu ao Ensino a Distância (EaD) e já prepara grades alternativas para atender todo mundo.

 

“Com a economia em recuperação, e as pessoas mais esperançosas, buscando dar uma guinada na vida profissional autônoma, aumenta a busca por investir em um próprio negócio”, explica ele.

 

Com a ajuda da Escola Sorvete, Sant’Ana conta que empresas como a Sorveteria Wallnuts, Dona Nuvem, Santin Lovely Ice Cream avançaram. “Um dos alunos resolveu criar a própria fábrica distribuindo para bares, restaurantes e eventos sociais”, comemora.

 

Outra iniciativa que promete ajudar a profissionalizar o setor é o recém lançado “ProVa – Laboratório de Inovação do Varejo”, que integra processos no varejo e na indústria de modo mais eficiente. “O nosso objetivo é incentivar o aumento da competitividade do varejo brasileiro, além da criação de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de produtos e serviços, a melhoria do atendimento e a interação com outros segmentos”, disse o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, na inauguração do espaço, que fica no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

 

Focado em empresas de médio porte, ao longo de 24 meses, serão desenvolvidas ações para lojistas de todas as regiões brasileiras. “Serão feitos meetups, ciclos de design thinking, feiras e workshops. A expectativa é receber, durante o período, 10 mil tomadores de decisão do varejo”, disse o coordenador do projeto pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Eduardo Tosta.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>