Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/05/2009 14:10 - BIC faz aposta na América Latina e busca aquisições

Tradicionalmente conhecida pelas canetas esferográficas, isqueiros e barbeadores, a multinacional francesa BIC planeja ampliar sua presença no Brasil por meio de novos produtos. E para levar a ideia adiante, a companhia não descarta aquisições, conforme entrevista dada ao Valor pelo gerente-geral da BIC na América Latina, Edgar Hernandez. A estratégia, segundo ele, se baseia principalmente na capilaridade da empresa no país, onde conta com 300 mil pontos de vendas credenciados e um portfólio de mais de 220 produtos.

 

O fato de fabricar itens de baixo valor unitário, vendidos em bancas de jornal, supermercados, papelarias e outros locais de fácil acesso, já fez com que a BIC ingressasse, por exemplo, na comercialização de cartões telefônicos em seu país de origem. Neste caso, o resultado superou as expectativas e a parceria com a Orange, operadora de telefonia francesa, foi ampliada em julho do ano passado com a criação de um aparelho de telefone celular pré-pago com a marca BIC. A fabricação é feita pela Alcatel.

 

Por isso, quando questionado sobre quais deverão ser os próximos passos da companhia no país, Hernandez não descarta nenhuma possibilidade. "Estamos sempre atentos à América Latina, pois é uma região que, nos últimos dez anos, apenas uma vez não apresentou crescimento", declarou o executivo. A aquisição mais recente da empresa no Brasil aconteceu em 2006, quando incorporou a fabricante de etiquetas Pimaco. Antes, em 1997, a BIC comprou a Sheaffer.

 

Em âmbito mundial, a última aposta da multinacional foi a compra de 40% do capital da indiana Cello Pens, líder de mercado. O investimento total foi de €124 milhões e será concluído até o fim do primeiro semestre deste ano. A estratégia, de acordo com Hernandez, normalmente não é a de incorporar uma empresa rival, mas como a BIC não tinha penetração no mercado indiano, foi a alternativa "mais interessante".

 

No último dia 22, a BIC divulgou na França os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2009. Nele, a única região que apresentou crescimento foi justamente a América Latina, de 14% na comparação com igual período do ano passado. De acordo com Hernandez, a América do Sul representa 50% do resultado, onde o Brasil é responsável pela maior fatia. No resultado global do primeiro trimestre, a região correspondeu por 23% das vendas líquidas da BIC, que totalizaram € 308,4 milhões.

 

Tal desempenho fez com que a região ficasse de fora do plano de corte de custos de €30 milhões anunciados por Mario Guevara, presidente mundial da empresa. No mesmo intervalo, as vendas na Europa recuaram 2,8%, na América do Norte 6,3% e na África, Ásia e Oriente Médio 8,1%.

 

Para o Brasil, enquanto não há definição sobre aquisições, os dois principais focos da BIC são as ampliações de capacidades de produção de isqueiros e barbeadores. Com investimento estimado entre US$ 7 milhões e US$ 9 milhões, a BIC planeja incrementar em 25% sua produção de isqueiros, passando de 160 milhões para 200 milhões de unidades por ano, e em cerca de 12% a de barbeadores, para ultrapassar a marca de 300 milhões de unidades.

 

Segundo o diretor-geral da BIC no Brasil, Horácio Balseiro, o investimento está ocorrendo na fábrica da empresa localizada no polo industrial de Manaus (AM). "Estamos reorganizando o layout da fábrica, pois ganhamos espaço com a inauguração de um centro de distribuição no terreno em frente no fim do ano passado", explicou Balseiro.

 

A fábrica de Manaus, ressaltou o executivo, é a única da companhia que produz as três principais linhas da BIC (papelaria, isqueiros e barbeadores). Além dela, a companhia conta com a fábrica da Pimaco no Rio de Janeiro e com uma divisão de papelaria em Cajamar, onde está localizado também a sede administrativa no Brasil. As outras unidades instaladas na América Latina estão situadas no México e Equador.
 
 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>