Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

16/04/2018 12:01 - Cresce oferta de alimentos orgânicos no País

Apesar do mercado de alimentos orgânicos ainda ser um nicho no Brasil, a oferta tem crescido de forma significativa no País. Desde pequenos fabricantes até gigantes da indústria global estão apostando na tendência.

 

O fundador e diretor da Puravida, Flávio Passos, conta que o custo de produção é o grande desafio para a expansão dos alimentos orgânicos no País. “Eu diria que este ainda é um mercado de nicho principalmente pelo custo Brasil, o que torna estes produtos pouco acessíveis.”

 

Segundo Passos, o portfólio da empresa deve ultrapassar 100 itens neste ano, que vão desde alimentos até complementos, os quais cerca de 30% estão relacionados ao segmento de orgânicos. “Alguns dos nossos produtos são certificados apenas no exterior, pois ainda estamos trabalhando no processo de ‘nacionalização’ do selo de orgânicos”, explica.

 

O presidente da WNutritional, Daniel Feferbaum, relata que outro grande problema do segmento é a garantia de fornecimento contínuo de matéria-prima certificada – com controle de qualidade. “Em outros países, grandes redes varejistas já trabalham com orgânicos, o que estimula os produtores a investirem no negócio. No Brasil é mais difícil”, esclarece.

 

A empresa possui uma linha de chás orgânicos prontos para beber, que representam, hoje, cerca de 15% do faturamento da WNutritional. A previsão, segundo Feferbaum, é lançar novos sabores do produto e bebidas à base de frutas.

 

No entanto, ele ressalta a rigidez da normativa que rege o segmento no País. “A exigência reside não só no fato de que 95% das matérias-primas precisam ser orgânicas, mas no controle dos processos produtivos. Não pode haver contaminação cruzada”, destaca.

 

Além disso, Feferbaum alerta para o custo de logística na cadeia de orgânicos. “O grande desafio é formar o canal de distribuição. O mercado convencional de alimentos trabalha com volumes, mas este não é o nosso caso. Precisamos de empresas de transporte especializadas no nosso negócio e isso também encarece o produto”, explica.

 

Produção em massa

 

Segundo a consultoria Euromonitor, o segmento de orgânicos faturou US$ 87 milhões em 2017 (incluindo alimentos frescos). E o crescimento deste mercado no Brasil e no mundo já chamou a atenção até de gigantes da indústria alimentícia. A francesa Nestlé, além de iniciativas pontuais no segmento, anunciou recentemente a chegada do seu primeiro produto orgânico ao País, a aveia em flocos e farelo.

 

“O objetivo da Nestlé com essa aposta é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de orgânicos como um todo no País. Ressaltamos o fato desse segmento ser ainda pouco desenvolvido no Brasil, de forma que, ao começar a desenvolver uma cadeia, naturalmente precisamos agir em outras e isso toma tempo”, afirmou a companhia ao DCI.

 

A Nestlé destaca que muito mais do que uma expectativa de vendas ou de market share, o objetivo da iniciativa é atender um desejo do consumidor. “No Brasil, este mercado está se consolidando e acreditamos em seu alto potencial de expansão. Pelo fato de sermos a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, sabemos que nossa entrada no segmento de orgânicos tende a democratizar o produto, ao tornar os preços mais acessíveis.”

 

A gigante informa ainda que, além de preparar novidades pelos próximos dois anos no segmento, a empresa passará a incluir ingredientes orgânicos como matéria-prima de outros produtos.

 

Passos, da Puravida, avalia que os investimentos não só da empresa quanto de outros players no segmento sinalizam o potencial do negócio no Brasil. “O mercado de orgânicos tem um grande futuro. Porém, a multiplicação da qualidade para a grande população depende intimamente do interesse de nossa cultura em investir no desenvolvimento de tecnologias”, destaca.

 

No primeiro trimestre, a Puravida registrou crescimento de 50% na comparação anual e a projeção é encerrar o ano com faturamento de aproximadamente R$ 30 milhões. “Faz todo sentido se alimentar com qualidade e pureza. Qualquer cultura desenvolvida reconhece isso”, avalia.

 

Já a WNutritional pretende, neste ano, quadruplicar as vendas da linha de orgânicos em relação a 2017. “O processo produtivo de orgânicos é mais caro porque custa mais se adequar à normativa. Mas se houver estímulos ao produtor e uma educação no varejo para não separar este tipo de produto dos demais, certamente o mercado vai crescer”, opina.

 

Fonte: DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>