Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

23/04/2009 14:46 - Nestlé Brasil amplia vendas e destoa do balanço mundial

Destoando dos resultados mundiais, a Nestlé Brasil não teve redução de vendas em nenhuma de suas linhas, segundo o presidente da multinacional suíça no país, Ivan Fábio Zurita. "Não tivemos retração alguma. Houve, ao contrário, até crescimento", disse ele, sem revelar cifras. Internacionalmente, as vendas do primeiro trimestre caíram para US$ 21,5 bilhões, ou 2,1% em relação aos US$ 22 bilhões registrados nos três primeiros meses de 2008, conforme divulgou a companhia ontem, em Zurique.
"Não há como fazer projeções para os próximos meses ou sequer semanas. Cada semana é uma semana e cada dia é um dia. A crise nos coloca em xeque permanentemente", afirmou Zurita.

 

As turbulências econômicas, segundo ele, mudaram o perfil do consumidor, que agora vai às compras querendo economizar. "Há um trauma de consumo", disse o presidente. "É claro que as marcas de prestígio têm um bom diferencial competitivo nesse momento", disse ele em relação à maior procura por produtos mais baratos e de marcas próprias, em detrimento às marcas líderes. "Mas só isso não basta. Para vender, tem que ter preço", explicou.

 

Zurita lembrou que a Nestlé Brasil iniciou no últimos meses de 2008 um trabalho de renegociação com seus 44 mil fornecedores para conseguir melhores preços de matérias-primas e consequente redução de custos. O fato de a Nestlé ter iniciado no final do ano passado uma operação de crédito combinado com bancos para ajudar pequenos e médios fornecedores com problemas de liquidez pesou na hora de negociar preços. A companhia passou a descontar duplicatas dessas empresas com os bancos, assumindo a posição de avalista desses fornecedores juntos às instituições financeiras. Com o peso da Nestlé, os bancos puderam cobrar juros menores. "A Nestlé tem saúde financeira para isso e essa operação tem sido um grande sucesso. Não tivemos até agora nenhum tipo de problema de crédito ou de caixa. Nosso negócio não é ganhar dinheiro com dinheiro. É vender alimentos", afirmou Zurita.

 

Para este ano, ele espera que a empresa cresça 4% em faturamento. "Nossa meta é sempre crescer dois pontos percentuais acima do PIB do país. Estamos trabalhando com uma previsão de 2%", disse o executivo.

 

Em 2008, a meta, segundo ele, foi cumprida. A Nestlé Brasil ainda não divulgou o número exato das vendas do ano passado, mas sinalizou que o valor consolidado deve ficar entre R$ 13 bilhões e R$ 15 bilhões. Em 2007, o faturamento foi de R$ 12 bilhões.

 

Mundialmente, a região com melhores resultado apresentados no primeiro trimestre do ano foi a Zona Américas, que inclui tanto os países do norte quantos os do sul do continente. Nessa área, que inclui o Brasil e também os Estados Unidos, as vendas dos primeiros três meses do ano somaram US$ 6,4 bilhões, registrando alta real de 2% em relação ao mesmo período de 2008, quando o faturamento foi de US$ 6,07 bilhões. Na América Latina, segundo o relatório de resultados, houve crescimento nos negócios de aproximadamente 5%. Na Europa as vendas tiveram retração de 1,3%.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

25/10/2024 15:51 - Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar
21/08/2024 17:56 - Consumidores brasileiros focam em alimentação saudável
28/06/2024 10:21 - Como será o consumidor de amanhã?
27/06/2024 09:15 - Show de Paul McCartney em Floripa tem apoio do Angeloni Supermercados
25/06/2024 08:58 - Supermercados “étnicos” ganham força no varejo americano
24/06/2024 11:22 - Grupo Pereira reforça inclusão no mês dos Refugiados e Imigrantes
24/06/2024 11:22 - Roldão beneficia 200 crianças com Arraiá Solidário
24/06/2024 11:10 - Mais uma inauguração: Rede Bom Lugar chega a São Miguel Arcanjo (SP)
24/06/2024 11:07 - Sam’s Club e Atacadão chegam juntos em João Pessoa (PB)
21/06/2024 09:04 - Sadia celebra os seus 80 anos em grande estilo
20/06/2024 09:07 - Supermercados Pague Menos participa de ações de empregos
19/06/2024 09:15 - Supermercadistas criam vídeos virais e atraem clientes
18/06/2024 08:54 - Grupo Savegnago abre 500 vagas de emprego para pessoas com mais de 50 anos de idade
18/06/2024 08:53 - Natural da Terra anuncia Paulo Drago como novo CEO
18/06/2024 08:50 - Coop anuncia novos executivos em sua diretoria

Veja mais >>>